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 Release
26/09/2006
Equipes do Interior de SP estão prontas para a Fórmula SAE 2006, no Rio

Competição acontece de 5 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro, no Museu Aeroespacial (avenida
Marechal Fontenelle, 2000, Campos dos Afonsos).

Aprimorar as técnicas de construção de um carro do tipo Fórmula SAE, com base em experiências adquiridas em competições anteriores é a estratégia da atual campeã e também a vice-campeã, respectivamente, as equipes Solid Edge EESC-USP, da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da USP) e V-8, da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) para manter bons resultados na III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE. A Competição acontece de 5 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro, no Museu Aeroespacial (avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campos dos Afonsos). Diminuir o peso do carro é um fator em comum para melhorar o desempenho dos carros das duas equipes, únicas representantes do interior paulista na Competição.

Diante da excelente apresentação na Formula SAE West, na Califórnia (EUA) – considerada a melhor equipe estreante -, a equipe V8 trabalha para diminuir em 12% o peso total do carro, que pesa quase 250 quilos, com a utilização de materiais compostos na construção do carro. Outra mudança está no motor que agora oferece torque em baixa rotação e possibilita a saída mais rápida do carro em circuito travado como o da Competição. “Acompanhar a prova americana foi bom porque vimos novas possibilidades de construção de carros da categoria”, comenta Fernando Arruda, capitão da equipe, que testa o carro em autódromos de Sorocaba, Limeira e Piracicaba.

VETERANA – Na primeira colocação desde a primeira competição brasileira, a equipe Solid Edge EESC-USP trabalha para ter a um carro 25% também mais leve (pesa média de 200 kg). O Fórmula SAE da equipe tem dois pontos fortes este ano: sistema de troca de marcha automático, que funciona por meio de sensores de monitoramento de rotação do motor, e também um sistema de telemetria, que permite à equipe controlar por meio de antenas todo o funcionamento do carro. “Temos força de vontade, por isso acreditamos manter o resultado”, resume o estudante Luis Augusto Franciosi, capitão equipe. Os testes acontecem nas próximas semanas em Descalvado, no Kartódromo Municipal de São Carlos.

Além destas, outras sete equipes, do Brasil e da Venezuela, estão inscritas na Competição. Da Grande São Paulo estão inscritas as equipes Fórmula Unip, da Universidade Paulista; Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), e a equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia. A equipe Atena, do Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) é a única mineira na Competição. Estão inscritas, ainda, as equipes Ícarus UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Apuama, da Universidade de Brasília (UNB); a UFC Esporte Motor, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e a F-SAE UNEFM, da Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda, da Venezuela.

COMPETIÇÃO - Durante quatro dias de Competição, os carros são avaliados desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação de produto). Além disso, as equipes enfrentam provas dinâmicas, como testes de aceleração, frenagem, manobrabilidade, economia de combustível e desempenho em pista.

Ao final das provas estáticas e dinâmicas, as três equipes melhores classificadas na Competição ganham o direito de representar Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA pela SAE International. A equipe campeã participa da tradicional Formula SAE, em Michigan, enquanto a vice-campeã e a terceira colocada participam da Formula SAE West, na Califórnia, onde este ano, a equipe V8, da Facens, recebeu dois prêmios, o de Melhor Equipe Iniciante (Willian C. Mitchel Rookie Award) e o prêmio para a equipe que mais demonstrou garra para vencer os desafios da competição, o SAE Perseverance Award, além de ter sido a primeira colocada na Prova de Custos.

A Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE estimula os estudantes de engenharia a projetarem e construírem veículos de corrida do tipo Fórmula com motor 4 tempos de 610 cm³ (no máximo), de acordo com regras definidas pela instituição. Atualmente, a competição acontece em cinco países: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004. Os veículos Fórmula SAE nasceram nos Estados Unidos na década de 70.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE tem como objetivo ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico dos estudantes brasileiros de engenharia automotiva, ao propor desafios semelhantes aos encontrados em uma equipe de Fórmula profissional. “A proposta da SAE BRASIL nesta competição é trazer para o universo de desenvolvimento acadêmico uma maior especialização para os estudantes de engenharia e, nada melhor do que o projeto e execução de um veículo tipo fórmula para atingirmos este objetivo”, afirma Deák.




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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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