Onze alunos dos cursos de engenharia mecânica e elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) trabalham na construção de um carro fórmula para disputar a III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Museu Aeroespacial (avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campos dos Afonsos), Rio de Janeiro. A equipe UFC Esporte Motor, que estréia na competição este ano, aposta em um projeto simples e inovador. Para garantir mais potência ao carro, a equipe instalou uma turbina no motor de 600 cc e quatro cilindros, uma novidade em motores com estas características.
O objetivo da equipe é ganhar experiência. Paulo Sérgio Lopes Frota Filho, integrante da equipe, conta que o projeto não é arrojado, mas possui alguns diferenciais. Além da turbina do motor, será criado ainda um painel eletrônico para que o piloto possa ter informações de velocidade, temperatura e rotações por minuto do motor. “Estamos trabalhando bastante e buscando bases teóricas para termos um carro eficiente”, comenta o aluno da UFC. O projeto da equipe está avaliado em cerca de R$ 55 mil.
Outras nove equipes estão inscritas na Competição. Do interior paulista, participam a atual bicampeã brasileira Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e a vice-campeã brasileira, a equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Da Grande São Paulo, estão inscritas as equipes Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo; a equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista, de São Paulo; e equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul.
A equipe Atena, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG), é a única representante de Minas Gerais na competição, que conta, ainda, com equipes da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio de Janeiro e a inédita participação de uma equipe estrangeira, a F-SAE UNEFM, formada por 20 estudantes de engenharia, da Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda, da Venezuela.
COMPETIÇÃO - Durante quatro dias de Competição, os carros são avaliados desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação de produto). Além disso, as equipes enfrentam provas dinâmicas, como testes de aceleração, frenagem, manobrabilidade, economia de combustível e desempenho em pista.
Ao final das provas estáticas e dinâmicas, as três equipes melhores classificadas na Competição ganham o direito de representar Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA pela SAE International. A equipe campeã participa da tradicional Formula SAE, em Michigan, enquanto a vice-campeã e a terceira colocada participam da Formula SAE West, na Califórnia, onde este ano, a equipe V8, da Facens, recebeu dois prêmios, o de Melhor Equipe Iniciante (Willian C. Mitchel Rookie Award) e o prêmio para a equipe que mais demonstrou garra para vencer os desafios da competição, o SAE Perseverance Award, além de ter sido a primeira colocada na Prova de Custos.
A Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE estimula os estudantes de engenharia a projetarem e construírem veículos de corrida do tipo Fórmula com motor 4 tempos de 610 cm³ (no máximo), de acordo com regras definidas pela instituição. Atualmente, a competição acontece em cinco países: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004. Os veículos Fórmula SAE nasceram nos Estados Unidos na década de 70.
Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE tem como objetivo ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico dos estudantes brasileiros de engenharia automotiva, ao propor desafios semelhantes aos encontrados em uma equipe de Fórmula profissional. “A proposta da SAE BRASIL nesta competição é trazer para o universo de desenvolvimento acadêmico uma maior especialização para os estudantes de engenharia e, nada melhor do que o projeto e execução de um veículo tipo fórmula para atingirmos este objetivo”, afirma Deák.
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