Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/09/2006
Baja da FEI é campeão do Baja Cross São Carlos 2006

Doze equipes participaram das provas, que são etapa preparatória para a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Baja , competição nacional que acontece no primeiro semestre em Piracicaba (SP)

Após passar, durante três dias, por avaliações estáticas e dinâmicas, além de um enduro de resistência, a equipe FEI Baja 1, formada por alunos do Centro Universitário da FEI, foi a campeã, com 812,85 pontos, do X Baja Cross São Carlos, realizado neste fim de semana, em São Carlos. A segunda colocada foi a equipe Poli Torpedo II, da Escola Politécnica da USP, com 709,01 pontos, seguida pela equipe FEI Baja 2, com 661,70. A equipe FEI Baja 1 também foi a melhor na Prova de Enduro de Resistência, com 178 voltas, seguida pela equipe Poli Torpedo II e pela equipe Saci, da Universidade Federal de Itajubá, respectivamente com 175 e 171 voltas no total.

A Competição teve a participação de 12 equipes, de três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Além das três primeiras colocadas, outras equipes foram premiadas com troféus pelo bom desempenho em cada prova dinâmica. A equipe EESC-USP Bão Tamém, EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da USP) foi a melhor em aceleração.

A equipe UFSCar Chong, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) foi a melhor na Prova de Velocidade Máxima, com 57 km/h. Além de campeã da Competição, a equipe FEI Baja 1 também foi a melhor em Frenagem e Subida de Rampa. Na prova de Tração, a primeira colocada foi a equipe FEM-Unicamp, da Unicamp, e a equipe Poli Torpedo II foi premiada na Prova de Manobrabilidade. Na classificação geral das Provas Estáticas, a equipe FEI Baja 2 foi a melhor colocada com 143 pontos, seguida pela outra equipe da faculdade, com 138,5 pontos. A equipe EESC-USP Bão Tamem, da USP São Carlos, foi a terceira colocada com 120,90 pontos nesta mesma categoria.

Para Fábio Gerônimo, diretor técnico do X Baja Cross São Carlos, esta edição superou as expectativas de comparecimento. “Mesmo assim, para o ano que vem, queremos atrair ainda mais equipes”, comenta Gerônimo. Segundo o diretor, as equipes tiveram boa receptividade em relação ao novo local da Competição, que este ano foi transferida para o campus II da USP de São Carlos. “Mais uma vez abrimos oportunidade para as equipes avaliarem o desempenho dos carros para a competição nacional”, afirma.

Durante o Baja Cross São Carlos, que é promovido pela SAE BRASIL Seção São Carlos Piracicaba, os carros são submetidos a avaliações dinâmicas e estáticas, como manutenção, integridade estrutural, segurança, originalidade, dirigibilidade e qualidade de execução. No último dia de Competição, os veículos participam de um enduro de quatro horas, em pista especialmente construída para a prova.

BAJAS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos exclusivamente pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca que o projeto SAE BRASIL Baja é um dos laboratórios mais importantes para os estudantes de engenharia brasileiros. “Ao desenvolver os veículos, os futuros engenheiros se deparam com situações reais do cotidiano de uma indústria automotiva”, afirma Deák, ao acrescentar que a competição revela novos talentos para o setor. “Os participantes deste tipo de projeto serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade”, comenta.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308