Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/09/2006
Mais de 70 aviões construídos por estudantes voam em SJ dos Campos, nesta quinta (21)

Com 78 equipes inscritas, nacionais e estrangeiras, a Competição acontece de 21 a 24 de setembro,
no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP

Após passarem por uma longa etapa de desenvolvimento e construção de aviões em escala reduzida, mais de 800 estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, de 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, Venezuela e Portugal, chegam a São José dos Campos no na próxima quarta-feira (20) para disputar a VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign. A Competição começa no 21, quinta-feira, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e prossegue até o dia 24, domingo, na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA, onde o público tem acesso livre para assistir à Competição.

Para participar da Competição, as 78 equipes inscritas foram desafiadas a construir os protótipos para avaliação quanto à concepção e desempenho. Assim, no dia 21, o evento começa com a Competição de Projeto nos Prédios de Eletrônica e Computação do ITA. Nesta prova, as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica da Competição, formada por engenheiros da indústria aeronáutica, que trabalham como voluntários durante toda a realização do evento.

Nos três dias seguintes, os aviões passam por três baterias de vôos na pista de táxi do Aeroporto do CTA. De acordo com o regulamento – disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, na Competição de Vôo, os aviões devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Das 78 equipes inscritas, 69 concorrerão na Classe Regular e nove na Classe Aberta.

Ao final da Competição SAE BRASIL AeroDesign as duas melhores equipes da Classe Regular e a melhor equipe da Classe Aberta ganham o direito de representar o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, competição equivalente a ser realizada em 2007 nos EUA e organizada pela SAE International. Na competição internacional, as equipes brasileiras desempenham excepcional desempenho a cada ano. Em 2005 e 2006, o Brasil alcançou o primeiro e segundo lugares na Classe Regular e este ano, o inédito primeiro lugar na Classe Aberta.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas entre estudantes e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A Competição é realizada anualmente desde 1999.

CATEGORIAS - As aeronaves da Classe Regular, projetadas e construídas somente por estudantes de graduação, devem ter suas dimensões máximas de envergadura, comprimento e altura definidas por um sólido (ou hangar) e possuir um compartimento de carga com as dimensões mínimas de 10,1cm x 15,2cm x 25,4cm. Além disso, os aviões utilizam motor padrão pré-estabelecido pelo regulamento, de 10cc (0,61in), e combustível fornecido pela SAE BRASIL. Já na Classe Aberta, participam estudantes também de pós-graduação, que devem desenvolver aviões com um ou mais motores, até o limite de 15,08cc (0,92in3), sem restrições dimensionais. Para ambas as classes, a distancia máxima de decolagem é de 61 metros.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Os projetos realizados no âmbito da Competição SAE BRASIL AeroDesign são de excelente qualidade técnica e refletem a capacidade dos futuros engenheiros especializados em projeto aeronáutico no Brasil”, diz Deák. “Não é sem motivo que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na Competição, nos Estados Unidos”, comenta Gábor János Deák.

Programação:

21 de setembro (quinta-feira)
Apresentações orais das equipes – das 8h30 às 17h - Sala de aula do ITA
Pré-Inspeção de Segurança – das 9h às 17h - Bancadas das equipes, no prédio do ITA.

22 a 24 de setembro (sexta-feira a domingo)
Qualificação e provas de vôo – das 7h às 17h – Pista de Táxi do Aeroporto do CTA


VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign

Data: de 21 a 24 de setembro de 2006
Locais: Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), no dia 21; e na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA, de 22 a 24 (sexta-feira a domingo).




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308