Na busca por um lugar no pódio, 10 estudantes de cursos de engenharia mecânica e elétrica de Minas Gerais trabalham na construção de um carro do tipo Fórmula SAE para disputar a III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro. Os integrantes da equipe Atena, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), projetaram um veículo com suspensão bastante parecida com a de um Fórmula 1, que tem mais mobilidade, além de desenvolverem um sistema de direção inédito que diminui ao máximo a vibração do volante durante o funcionamento. A equipe mineira compete com outras sete equipes do Brasil e uma da Venezuela.
Avaliado em R$ 60 mil, o projeto da equipe Atena é diferente do apresentado em 2005. A equipe aposta em pneus mais largos, do tipo ‘slicks’, para aumentar o contato do carro com o solo e facilitar a arrancada. Segundo Daniela Souto, capitã da equipe, a participação na competição do ano passado trouxe bastante experiência ao grupo, que decidiu fazer um projeto inovador. “Nossa equipe é unida e dedicada, e isso ajuda no nosso trabalho a ponto de almejar os primeiros lugares na competição”, comenta a estudante.
Além da equipe mineira, outras nove equipes, do Brasil e da Venezuela, estão inscritas na competição. Do interior paulista competem a atual bicampeã brasileira Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e a vice-campeã brasileira, equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Da Grande São Paulo, estão inscritas as equipes Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo; a equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista, da capital; e a equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul.
A equipe Ícarus UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será a única participante carioca. Seis alunos da Universidade de Brasília (UNB) formam a equipe Apuama. Participam ainda a equipe UFC Esporte Motor, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este ano, a Competição também terá a inédita participação de uma equipe estrangeira, a F-SAE UNEFM, formada por 20 estudantes de engenharia, da Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda, da Venezuela.
COMPETIÇÃO - Durante quatro dias de Competição, os carros são avaliados desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação de produto). Além disso, as equipes enfrentam provas dinâmicas, como testes de aceleração, frenagem, manobrabilidade, economia de combustível e desempenho em pista.
Ao final das provas estáticas e dinâmicas, as três equipes melhores classificadas na Competição ganham o direito de representar Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA pela SAE International. A equipe campeã participa da tradicional Formula SAE, em Michigan, enquanto a vice-campeã e a terceira colocada participam da Formula SAE West, na Califórnia, onde este ano, a equipe V8, da Facens, recebeu dois prêmios, o de Melhor Equipe Iniciante (Willian C. Mitchel Rookie Award) e o prêmio para a equipe que mais demonstrou garra para vencer os desafios da competição, o SAE Perseverance Award, além de ter sido a primeira colocada na Prova de Custos.
A Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE estimula os estudantes de engenharia a projetarem e construírem veículos de corrida do tipo Fórmula com motor 4 tempos de 610 cm³ (no máximo), de acordo com regras definidas pela instituição. Atualmente, a competição acontece em cinco países: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004. Os veículos Fórmula SAE nasceram nos Estados Unidos na década de 70.
Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE tem como objetivo ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico dos estudantes brasileiros de engenharia automotiva, ao propor desafios semelhantes aos encontrados em uma equipe de Fórmula profissional. “A proposta da SAE BRASIL nesta competição é trazer para o universo de desenvolvimento acadêmico uma maior especialização para os estudantes de engenharia e, nada melhor do que o projeto e execução de um veículo tipo fórmula para atingirmos este objetivo”, afirma Deák.
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