A SSAB Brasil, filial da siderúrgica sueca SSAB Swedish Steel, pretende dobrar as vendas até 2010 com a consolidação de uma tendência mundial na indústria automobilística brasileira. A empresa começou a disponibilizar em larga escala ao País o aço avançado de alta resistência, que pode ser usado com mais eficiência na fabricação de veículos porque é bem mais forte a impactos se comparado ao insumo convencional no mercado interno. Ao mesmo tempo, o produto oferece uma boa relação custo/benefício, por exigir menos quantidade no processo produtivo do automóvel, em razão das suas excelentes propriedades.
A expectativa da SSAB Brasil é passar das atuais 10 mil toneladas de aço por ano para 20 mil toneladas até 2010. Para que essa previsão se torne realidade, a SSAB aposta na vinda desse conceito já utilizado pelas montadoras com fábricas em outras regiões do mundo, como a Europa, Japão e América do Norte. No entanto, o aço de alta resistência ainda é pouco conhecido no Brasil.
“É um mercado grande e promissor, pois esse tipo de aço é muito mais resistente em caso de colisões, em razão de suas qualidades. Isso traz uma série de benefícios desde o processo produtivo do automóvel até a relação custo/benefício para o dono do veículo”, destaca o diretor da SSAB para a América do Sul, David Sánchez, que está bastante otimista com o mercado brasileiro.
Para mostrar as qualidades e a forma de aplicação do aço avançado de alta resistência na produção veicular, a SSAB promove até hoje, 13 de setembro, o seminário “Open Your Mind”, direcionado a representantes da indústria automobilística e dos fabricantes de autopeças. Realizado no Hotel Unique, em São Paulo, o evento que começou ontem, conta com apresentações dos principais executivos da SSAB sueca, que mostram como o insumo já é adotado com bastante eficiência no Exterior.
De acordo com Sánchez, esse tipo de aço de alta resistência consegue otimizar os custos de produção do veículo, pois exige-se uma menor quantidade do produto na construção do carro em razão do mesmo ter mais durabilidade e resistência em relação ao aço convencional. O executivo explica que o automóvel fica mais leve e seguro e, por isso, proporciona conseqüências altamente positivas.
“É como se fosse um efeito cascata. Assim, o veículo consome menos combustível, emite menos poluentes ao meio ambiente e também causa menos impactos no bolso do motorista, que gasta menos ao abastecer”, justifica Sánchez. Como exemplo, David Sánchez cita um componente do veículo, que está 20% mais leve depois de usar esse aço.
Seminário – Sánchez abriu o seminário ontem, que recebeu 50 representantes dos setores automotivo e de autopeças. Explicou os reais motivos do evento aos participantes presentes e os benefícios do aço avançado de alta resistência. Depois, o gerente comercial para o segmento automobilístico da filial brasileira, Michel Zveibil, mostrou os produtos disponiblizados pela empresa aos consumidores.
O diretor mundial de Novos Negócios da SSAB Tunnplåt AB, Kennet Olsson, apresentou duas palestras. Numa delas, mostrou as tendências na aplicação do produto nas montadoras no Exterior e na segunda destacou como o aço avançado já é trabalhado no processo produtivo da indústria automobilística da Europa. Olsson mostrou algumas peças estampadas já confeccionadas com o insumo fornecido pela SSAB. “Já existem carros 20% mais leves por causa desse produto novo”, contou.
Já Joachim Larsson, especialista em desenho e cálculo estrutural da SSAB, destacou que a chegada do aço avançado poderá reverter uma tendência no setor automotivo, de que o peso médio dos carros aumenta 15 quilos a cada ano. Outro especialista em conformação e ferramental, Tomas Jansson, ficou com a missão de destacar quais são os métodos e as técnicas empregadas no manuseio desse tipo de aço no setor automotivo. Tony Nilsson diretor do departamento de solda, também da SSAB sueca, mostrou detalhes de como as empresas fazem as soldas no produto da fornecido pela siderúrgica.
“É uma maneira de esclarecer e orientar os nossos clientes de forma bem técnica como usar esse produto tão promissor na fabricação dos automóveis”, finaliza David Sánchez. O seminário se repete hoje outro para outro grupo de profissionais executivos e de engenharia da cadeia automobilística. As apresentações começam às 9h30 e seguem até as 18h. O endereço é do Hotel Unique é avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, Jd. Paulista. Confira a programação:
9h30 - Entrada/Inscrição
10h – Boas-vindas e apresentação da SSAB Swedish Steel, com David Sánchez, diretor comerical automobilístico para Ásia e América do Sul da SSAB Swedish Steel.
10h30 - Domex Docol e Dogal – marcas da SSAB, com Michel Zveibel, gerente comercial automobilístico da SSAB Swedish Steel Brasil
10h45 - Aços de extra alta e ultra alta resistência na indústria automobilística: tendências, desenvolvimentos e resultados do projeto ULSAB-AVC (Ultra Light Steel AutoBody – Advanced Vehicle Concepts), com Kennet Olsson, SSAB Tunnplåt AB
11h45 - Desenho com aços avançados de alta resistência, com Joachim Larsson, SSAB Tunnplåt AB
14h15 - Conformação dos aços avançados de alta resistência, com Tomas Jansson, SSAB Tunnplåt AB
15h45 - Ferramental e industrialização relacionados aos aços de alta resistência: métodos, técnicas e ferramentas – Tomas Jansson, SSAB Tunnplåt AB
16h30 - Aplicações da indústria automotiva e business cases, com Kennet Olsson, SSAB Tunnplåt AB
16h45 - Solda dos aços de alta resistência, com Tony Nilsson, SSAB Tunnplåt AB
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