Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/09/2006
Bajas construídos por estudantes chegam a São Carlos dia 15 para competição

Provas da competição são etapa preparatória para a Competição SAE BRASIL de Baja, que acontece em abril, em Piracicaba (SP)

Doze equipes de estudantes de cursos de engenharia, de três estados brasileiros - São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo – já estão com os veículos SAE Baja prontos para participar do X Baja Cross São Carlos, que acontece de 15 a 17 de setembro, no Campus 2 da USP São Carlos (avenida Trabalhador Carlense, 400, São Carlos/SP). Organizado pela Seção São Carlos-Piracicaba da SAE BRASIL, o Baja Cross São Carlos é uma etapa regional preparatória para a Competição SAE BRASIL de Baja, realizada no primeiro semestre em Piracicaba (SP), com equipes de diversos estados do País.

Do interior de São Paulo, estão inscritas: equipe EESC-USP Bão Tamem, da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da USP); equipe Bajeca, da Universidade de Taubaté; equipe FEM Unicamp, da Unicamp; equipes Road Runner e Willye Coyote, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e equipe Ufscar Chong, da Universidade Federal de São Carlos. Da capital paulista participam três equipes: FEI BAJA 1 e FEI BAJA 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana); além da Poli Torpedo II, da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

Além destas, as equipes Cerrado, da Universidade Federal de Uberlândia e equipe Saci, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ambas de Minas Gerais e Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo, participam da Competição regional. Em 2005, a equipe EESC Caaso, da Escola de Engenharia São Carlos da USP, foi a campeã da Competição, seguida pela equipe FEI Baja 2, da FEI.

Durante o Baja Cross São Carlos, os carros são submetidos a avaliações dinâmicas e estáticas, como manutenção, integridade estrutural, segurança, originalidade, dirigibilidade e conformidade. No último dia de Competição, os veículos participam de um enduro de quatro horas, em pista especialmente construída para a prova. Segundo Fábio Gerônimo, diretor técnico do X Baja Cross, a competição tem sido, a cada ano, uma oportunidade de as equipes avaliarem o desempenho dos carros e terem tempo hábil para fazer reajustes visando a etapa nacional. “É importante para os alunos verem na prática como se comportam os diferentes carros também”, completa Gerônimo.

BAJAS – Os veículos SAE Baja são protótipos de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos exclusivamente pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca que o projeto SAE BRASIL Baja é um dos laboratórios mais importantes para os estudantes de engenharia brasileiros. “Ao desenvolver os veículos, os futuros engenheiros se deparam com situações reais do cotidiano de uma indústria automotiva”, afirma Deák, ao acrescentar que a competição revela novos talentos para o setor. “Os participantes deste tipo de projeto serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade”, comenta.


X Baja Cross São Carlos

Data: 15 a 17 de setembro de 2006

Local: Campus 2 da USP São Carlos – avenida João Dagnone, 1100, Jardim Santa Angelina

Horário: Dia 15 (13h às 18h), dia 16 (8h às 18h) e dia 17/domingo (das 9h às 16h). O enduro, que acontece no domingo, é aberto ao público.



Mais informações à imprensa:

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308