Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2006
Futuro do setor plástico é tema de seminário nesta quinta-feira (14) em Santo André

Encontro acontece dia 14 de setembro e visa apontar oportunidades da indústria do plástico, principalmente da 3a geração, com a expansão do Pólo Petroquímico do Grande ABC.

Empresários e gestores do ramo de transformação do plástico, do ABC paulista, especialmente em empresas de pequeno e médio portes, têm encontro marcado no V Seminário do Plástico do Grande ABC, que acontece dia 14 de setembro, no Teatro Municipal de Santo André. Dirigido também a pesquisadores interessados na modernização de produtos e processos do setor, o encontro vai apresentar e discutir as perspectivas da indústria de transformação de plásticos no Brasil e no mundo, além de políticas públicas voltadas ao aumento da competitividade, principalmente para as pequenas e médias empresas locais, chamadas de 3a geração.

Outro objetivo será debater as oportunidades criadas com a expansão do Pólo Petroquímico do Grande ABC, núcleo do segmento que terá a produção duplicada a partir de 2008. O Grande ABC é uma das regiões líderes do setor plástico no Brasil, com 657 empresas e 15.996 mil empregos diretos, segundo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2004. Além disso, é um dos grandes pilares da economia local, ao lado da fabricação de veículos, petroquímicos, borracha e metais.

“A ampliação e a modernização do Pólo Petroquímico do Grande ABC são grandes passos para o desenvolvimento econômico regional, pois permitirão que também a indústria do plástico possa crescer de forma competitiva, gerando mais emprego e renda em nossas cidades. É nesse sentido que estamos trabalhando”, justifica João Avamileno, prefeito de Santo André, e coordenador do Grupo de Trabalho do Setor Petroquímico/Plástico da Câmara Regional do Grande ABC.

Debater e estruturar a política setorial regional, que envolve os setores público e privado no objetivo de fortalecer a competitividade das empresas locais; ampliar o consumo de matéria-prima e a produção de plásticos; e estimular a inovação e a diferenciação de produtos, com geração de emprego e renda, são as metas do Seminário, que acontece das 13 às 21h, e é uma iniciativa do GT Petroquímico/Plástico, que atua no âmbito da Câmara Regional do Grande ABC.

Haverá exposição de empresas durante o seminário, que tem inscrições gratuitas pelo telefone 5041-8448 ou site www.seminariodoplasticogabc.com.br

Confira o programa:

13h Workshop

14h Abertura, com João Avamileno, prefeito de Santo André e coordenador do GT Petroquímico/Plástico da Câmara Regional do Grande ABC; William Dib, prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano e diretor geral da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; Zich Moysés, coordenador geral das indústrias químicas e de transformados plásticos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Jeroen Klink, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do ABC; Merheg Cachum, presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico); Paulo Dacolina, Diretor Superintendente do Instituto Nacional do Plástico; Paulo Antonio Lage, Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC; e Antonio Fernando Pinto Coelho, Presidente da Associação das Industrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC.

14h30 Mesa 1 – CENÁRIOS E PERSPECTIVAS PARA O SETOR DE TRANSFORMADOS PLÁSTICOS NO BRASIL.

Coordenação: José Batista Gusmão, coordenador de Ação Regional da Prefeitura de Santo André.

Debatedor: Oswaldo Baradel, coordenador do Grupo Piloto do APL (Arranjo Produtivo Local) do Plástico, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

· Cenário Internacional – Wagner Delarovera, gerente executivo do Instituto Nacional do Plástico.
· Cenário Nacional – Merheg Cachum, presidente da Abiplast .

· Instrumentos de Política Industrial e o Desenvolvimento do Setor de Transformados
Plásticos – Mário Sérgio Salermo - diretor da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

· Bacia de Santos, Perspectivas - Ailton Antonio Guedes - gerente de Ativo de Movimentação e Tratamento de Gás da Petrobras.

16h30 – Coffee break

17h Mesa 2 – O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO NO GRANDE ABC: OPORTUNIDADES E DEMANDAS PARA AS EMPRESAS E O SETOR PÚBLICO.

Coordenação: Nívio Roque, diretor industrial da Polietilenos União e diretor da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC).

Debatedor: Jeroen Klink, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do ABC.

· Expansão do Pólo Petroquímico do Grande ABC, Jorge Manuel de Souza Rosa, gerente de Projetos da Petroquímica União (PQU).

· Inovação Tecnológica – Tecnologia ‘Loop Slurry Chevron Phillips’- Polietilenos União S/A - 1a Licenciada na América Latina, Mauro Azanha, gerente da Área de Desenvolvimento de Produtos e Assistência Técnica da Polietilenos.

· APL Plástico no Grande ABC, Sílvio Minciotti, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; e Antonio Mattos, diretor industrial da Suzano Petroquímica.

· A Reciclagem dos Plásticos como Instrumento de Desenvolvimento, Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

· Políticas Públicas e o Desenvolvimento da Indústria do Plástico no Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, da Prefeitura de Santo André.

· Case de Sucesso Regional, Giorgio Guardalben, diretor industrial da Poliembalagens.

19h30 - Encerramento

20h - Coquetel

V Seminário do Plástico do Grande ABC
Dia 14 de setembro, das 13h às 21h.
Teatro Municipal de Santo André – praça IV Centenário, s/n, Centro, Santo André, SP.



Mais informações à imprensa:

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308