Diante de uma revolução radical agitando a indústria automobilística mundial, com poderosos pólos de produção emergentes e forças capazes de rearranjar o mapa do setor, o Brasil tem pressa em definir seu potencial e consolidar sua posição. Pensando nisso, a SAE BRASIL realiza o Simpósio Tendências na Indústria Automobilística, no dia 4 de setembro, no Hotel WTC, em São Paulo, centrado no tema Como enfrentar a nova revolução automotiva global.
O simpósio contará com a participação dos principais ‘players’ da indústria automotiva brasileira, como Ray Young, presidente da General Motors, que vai falar sobre qual o novo papel do País diante das radicais transformações no mapa do setor automotivo. Já Antonio Davanzo, diretor adjunto de Engenharia da Delphi, Edgar Garbade, presidente da Bosch, Oliver Schulze, gerente de Engenharia do Desenvolvimento da Takata Petri, e Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli do Mercosul, participarão do painel Tecnologia de Ponta para Carros Compactos? Mediado pelo jornalista Paulo Campo Grande, editor da Revista Quatro Rodas, o painel vai mostrar como a criatividade pode viabilizar a introdução de tecnologias de ponta em veículos populares no Brasil.
Outro destaque é a apresentação dos consultores da Price Waterhouse Coopers, Marcos de Almeida, sócio-diretor, e Marcelo Cioffi, gerente sênior, que farão a palestra Megatendências na Indústria Automobilística, além do painel A Engenharia Brasileira Chegou à Maioridade?, que contará com a participação de Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto, da Fiat Automóveis, David Breedlove, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford, Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen, e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM/LAAM. A coordenação será feita por Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da VW Caminhões.
Segundo Gábor J. Deák, presidente da SAE BRASIL, os simpósios realizados pela SAE BRASIL têm alta representatividade entre os ‘players’ da mobilidade, pois refletem os assuntos que estão em pauta nas gerências e diretorias das empresas do setor. “A SAE BRASIL sempre se preocupa em trazer para o debate temas atuais com propostas de soluções”, diz Deák. “Assim, agregamos valor e atingimos um de nossos objetivos que é difundir as novas tecnologias e suas tendências entre a comunidade de engenharia da mobilidade”, diz Gábor Deák. Confira abaixo a programação de apresentações do simpósio:
PROGRAMA:
8h50 – O Brasil e a Revolução Automotiva Global – Qual o novo papel do País diante das radicais transformações no mapa do setor automotivo?, com Ray Young, presidente da General Motors.
9h30 - Novo Terremoto na Cadeia de Suprimentos? – Como ficam as operações de supply chain diante do avanço dos asiáticos e do Leste Europeu?, com Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler América do Sul, Ricardo Santos, diretor de Compras da DaimlerChrysler, Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford, e José Hélio Contador Filho, presidente da Visteon.
10h50 - Tecnologia de Ponta para Carros Compactos? - Criatividade pode viabilizar a introdução de tecnologias de ponta em veículos populares no Brasil, com Antonio Davanzo, diretor adjunto de Engenharia da Delphi, Edgar Garbade, presidente da Bosch, Oliver Schulze, gerente de Engenharia do Desenvolvimento da Takata Petri, Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul, e Paulo Campo Grande, editor da Revista Quatro Rodas.
12h10 - Tirando os Nós do Mercado Interno – Análise do mercado interno, Infra-estrutura. Tributação. A equação para o desenvolvimento, com Flávio Padovan, diretor de Operações da Ford, Mário Milani, presidente da Sogefi, Wilson Brício, presidente da ZF do Brasil, e David Wong, consultor.
14h40 - Megatendências na Indústria Automobilística – Os mercados emergentes e o novo mapa da indústria automobilística, com Marcos de Almeida, sócio-diretor, e Marcelo Cioffi, gerente sênior, ambos da Price Waterhouse Coopers.
15h25 – Como Avançar no Mercado Externo - Cenários globais da indústria automobilística na conferência, com Elizabeth de Carvalhaes, vice-presidente da Anfavea.
16h40 - A Engenharia Brasileira Chegou à Maioridade? – O avanço da engenharia brasileira no desenvolvimento de produto e na exportação de serviços. A consolidação do design nacional, com Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto, da Fiat Automóveis, David Breedlove, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford, Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen, e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM/LAAM, coordenados por Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da VW Caminhões.
|