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 Release
31/07/2006
Nordeste terá oito aviões construídos por estudantes para a Competição SAE BRASIL AeroDesign

No total, participam da Competição 78 equipes brasileiras de 47 instituições de ensino superior, de 13 Estados e mais o Distrito Federal. A Venezuela e Portugal disputam com cinco projetos.

Estudantes de engenharia do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco e Bahia construírem oito aviões radiocontrolados, em escala reduzida, para disputar a VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontece de 21 a 24 de setembro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Durante quatro dias, os futuros engenheiros terão suas aeronaves avaliadas por meio de provas orais e baterias de testes de vôo. Participam da competição 78 equipes, de 13 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, Venezuela e Portugal.

A equipe Aeromec 1, formada por alunos da Universidade Federal do Ceará, trabalha em um avião projetado para atingir alta velocidade em solo (57 km/h) e assim ganhar força e leveza no vôo. Os estudantes aumentaram o tamanho das rodas do trem de pouso de 70 milímetros para 120 milímetros, para diminuir o atrito com o solo. “Estamos confiantes de que ele fará um bom vôo”, acredita André Luiz Moura, capitão da equipe, que em 2005 não conseguiu completar a Competição de Vôo e acabou na 39ª colocação. O avião tem 1,80 metro de distância entre uma ponta e outra da asa (envergadura), pesa 3,5 quilos e foi projetado para transportar em vôo entre 8 a 9 quilos de peso.

Levar um avião mais leve para a Competição de Vôo também é uma das metas da equipe Orungan, da Universidade Federal da Bahia, que optou pelo uso de fibra de carbono na longarina e fuselagem, por considerar o material mais leve e resistente. Já a preocupação da equipe Zeus, da Universidade Estadual do Maranhão, está em localizar o centro de gravidade exato para melhorar estabilidade do avião. “Anexamos o motor na parte frontal e superior da fuselagem da aeronave para evitar que a hélice encoste no chão durante o pouso e decolagem”, esclarece Kerlles Rafael Pereira Sousa, capitão da equipe. O avião da equipe Zeus possui 2,16 metros de envergadura.

EXPERIÊNCIA – Apesar de não ter ficado no pódio em 2005 (7ª colocação), a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que acumula um excelente histórico - foi campeã nacional em 2003 e 2004 e campeã nos Estados Unidos em 2005 - está confiante com o avião biplano que desenvolveu para participar da Competição. “Construímos uma aeronave visando aproveitar melhor o espaço do hangar imposto pelo Regulamento da Competição“, afirma o capitão Antonio Marcos Medeiros.

A UFRN também terá uma equipe participando pela Classe Aberta na Competição, a Car-Kará Open, vice-campeã brasileira em 2004 e terceira colocada nos EUA em 2005. Este ano os alunos construíram um avião monoplano, de 4,5 metros de envergadura, com o objetivo de carregar até 25 quilos.

Além destas equipes, mais três equipes do Nordeste estão inscritas na Competição, todas pela Classe Regular. São elas: a equipe Aeromec 2, da Universidade Federal do Ceará; equipe Guará, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet/MA); e equipe Mandacaru, da Universidade Federal de Pernambuco.

Organizada pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, a Competição, de cunho educacional, é realizada anualmente desde 1999, visando estimular universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas a projetarem e construírem aeronaves radiocontroladas, em escala reduzida, e que depois são colocadas à prova, em duas etapas – Competição de Projeto e Competição de Vôo. De acordo com o Regulamento da Competição – disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, os aviões devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Ao final da Competição, as duas melhores equipes da Classe Regular e a melhor equipe da Classe Aberta ganham o direito de representar o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, competição equivalente realizada nos EUA e organizada pela SAE International.

CATEGORIA - As aeronaves da Classe Regular, projetadas e construídas somente por estudantes de graduação, devem ter suas dimensões máximas de envergadura, comprimento e altura definidas por um sólido (ou hangar) e possuir um compartimento de carga com as dimensões mínimas de 10,1cm x 15,2cm x 25,4cm. Além disso, os aviões utilizam motor padrão pré-estabelecido pelo regulamento, de 10cc (0,61in), e combustível fornecido pela SAE BRASIL. Já na Classe Aberta, participam estudantes também de pós-graduação, que devem desenvolver aviões com um ou mais motores, até o limite de 15,08cc (0,92in3), sem restrições dimensionais. Para ambas as classes, a distancia máxima de decolagem é de 61 metros.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Os projetos realizados no âmbito da Competição SAE BRASIL AeroDesign são de excelente qualidade técnica e refletem a capacidade dos futuros engenheiros especializados em projeto aeronáutico no Brasil”, diz Deák. “Não é à toa que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na Competição, nos Estados Unidos”, comenta Gábor János Deák.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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