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27/07/2006
Estudantes podem repetir o sucesso de Minas Gerais na VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign

Este ano são 78 equipes inscritas, de 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, além das participações de quatro equipes da Venezuela e uma de Portugal

Após o brilhante resultado na competição nacional em 2005 e este ano nos Estados Unidos, universitários de Minas Gerais apostam em novos projetos de aviões em escala reduzida, capazes de carregar maior carga útil, para disputar a VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontece de 21 a 24 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP. A campeã brasileira e internacional, equipe Uai-Sô-Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desta vez aposta em um avião biplano, pois concluiu que, nesta configuração, o projeto pode carregar mais carga útil. A equipe inicia os testes de vôo já agora em agosto.

Já a vice-campeã brasileira, a equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), trabalha no sentido de, sem comprometer a estabilidade do projeto para a Classe Regular, aumentar a superfície total da asa e, assim, ser capaz de carregar 11,5 quilos, 2 quilos a mais que ano passado. A equipe também representou o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, nos EUA, onde ficou em segundo lugar entre as 48 equipes oriundas da Europa e das Américas.

Melhorar o desempenho na etapa de Competição de Vôo é o grande objetivo da equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que passou da 39ª para a 6ª colocação, em 2005. Para isso, a asa da aeronave foi projetada e construída com base no 'Método de Multhopp', de 1950, que, com base em cálculos e análise computacional, determina o ponto exato de distribuição da sustentação na asa. "Nos anos anteriores, o avião conseguiu realizar bons vôos", comenta Felipe Starling Medeiros, capitão da equipe, que realiza testes de vôos também em agosto.

Décima nona colocada em 2005 na Competição SAE BRASIL AeroDesign, a veterana equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) tem como meta ficar entre os primeiros lugares. Com isso, a equipe desenvolveu um projeto de asa, cauda e fuselagem com pesos reduzidos e de maior resistência. "Também aumentamos a área da asa para conseguir transportar em vôo maior carga útil", conta Guilherme Victor Lopes da Silva, capitão da equipe, que optou por um avião biplano, com peso aproximado de 3kg e velocidade média de 41 km/h. A meta é o avião carregar 10 quilos, 3,5 quilos a mais que a marca obtida em 2005. A equipe testa o avião aos finais de semana em aeroportos e aeroclubes em Belo Horizonte.

Além destas, mais quatro equipes mineiras participam da Competição. Inscritas na Classe Regular estão as equipes Senta a Pua!, da Unifei; equipe Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del Rei; e a equipe Hipógrifo, do Centro Universitário da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Pela Classe Aberta participa a equipe Uai-Sô-Fly Open, da UFMG.

As 8 equipes de 6 universidades mineiras vão disputar a VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, que conta com 78 equipes inscritas, oriundas de 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, além de cinco equipes estrangeiras, da Venezuela e Portugal. Do total de 78 equipes inscritas, a Competição reúne nove equipes da Casse Aberta e 69 da Classe Regular. Ano passado, a Competição recebeu 61 inscrições (duas de equipes do México e Venezuela), sendo sete da Classe Aberta.

Organizada pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, a Competição, de cunho educacional, é realizada anualmente desde 1999, visando estimular universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas a projetarem e construírem aeronaves radiocontroladas, em escala reduzida, e que depois são colocadas à prova, em duas etapas - Competição de Projeto e Competição de Vôo. De acordo com o Regulamento da Competição - disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, os aviões devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Ao final da Competição, as duas melhores equipes da Classe Regular e a melhor equipe da Classe Aberta ganham o direito de representar o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, competição equivalente realizada nos EUA e organizada pela SAE International.

CATEGORIAS - As aeronaves da Classe Regular, projetadas e construídas somente por estudantes de graduação, devem ter suas dimensões máximas de envergadura, comprimento e altura definidas por um sólido (ou hangar) e possuir um compartimento de carga com as dimensões mínimas de 10,1cm x 15,2cm x 25,4cm. Além disso, os aviões utilizam motor padrão pré-estabelecido pelo regulamento, de 10cc (0,61in), e combustível fornecido pela SAE BRASIL. Já na Classe Aberta, participam estudantes também de pós-graduação, que devem desenvolver aviões com um ou mais motores, até o limite de 15,08cc (0,92in3), sem restrições dimensionais. Para ambas as classes, a distancia máxima de decolagem é de 61 metros.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. "Os projetos realizados no âmbito da Competição SAE BRASIL AeroDesign são de excelente qualidade técnica e refletem a capacidade dos futuros engenheiros especializados em projeto aeronáutico no Brasil", diz Deák. "Não é à toa que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na Competição, nos Estados Unidos", comenta Gábor János Deák.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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