Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/06/2006
Competição SAE BRASIL AeroDesign bate novo recorde de inscrições nacionais e estrangeiras

Entre os dias 21 e 24 de setembro, 73 equipes brasileiras, quatro venezuelanas e uma portuguesa
disputam a Competição no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP

A Competição SAE BRASIL de AeroDesign 2006, que acontece de 21 a 24 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP, bateu novo recorde de inscrições. Para esta oitava edição, inscreveram-se 78 equipes, sendo quatro da Venezuela e uma de Portugal. Ano passado, a Competição recebeu 61 inscrições, duas delas de equipes estrangeiras (México e Venezuela). A categoria Classe Aberta também vem em ritmo de crescimento. Das 78 inscritas este ano, nove equipes são Open Class (as demais são da Classe Regular). Em 2005, a Classe Aberta registrou sete equipes inscritas.

Outra novidade na VIII Competição SAE BRASIL de AeroDesign é a participação de uma equipe da região Norte: da Universidade Federal do Acre. Na parte estrangeira, estão inscritas 4 equipes da Venezuela, sendo 1 da Universidad Simón Boliver, 2 da Universidad Nacional Politécnica de La Fuerza Armada, e 1 da Universidad Metropolitana de Caras. Portugal será representado por 1 equipe do Instituto Superior Técnico, de Lisboa.

Das 73 equipes brasileiras, 21 são do Interior paulista, 12 da Grande São Paulo, 8 de Minas Gerais e 7 do Rio de Janeiro. Paraná e Rio Grande do Sul têm 5 equipes cada, enquanto que Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Maranhão e o Distrito Federal possuem 2 equipes cada. Já o Espírito Santo, Bahia e Pernambuco têm 1 equipe cada.

As duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação durante a Competição ganharão o direito de representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition, em 2007, nos Estados Unidos. A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

Nos Estados Unidos, equipes de estudantes brasileiros acumulam histórico de participações brilhantes. Em abril deste ano, as três equipes que disputaram a SAE AeroDesign East Competition foram as melhores nas categorias Regular e Aberta, entre as 48 equipes que participaram da disputa, representando instituições de ensino de outros países da Europa e das Américas. Pela Classe Regular, a campeã foi a equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, seguida da equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, vice-campeã. Pela Classe Aberta, o inédito primeiro lugar na categoria foi comemorado pela equipe EESC-USP Open, da Escola de Engenharia de São Carlos.

A Competição SAE BRASIL de AeroDesign resulta de uma iniciativa da Seção São José dos Campos da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), lançada em 1999 para estimular universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas a projetarem e construírem aeronaves radiocontroladas, em escala reduzida, capazes de superar baterias de testes. De acordo com o regulamento - disponível no site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br -, os aviões devem conseguir carregar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite do projeto.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL de AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. "Nossos projetos de AeroDesign são de excelente qualidade técnica e espelham a capacidade dos futuros engenheiros aeroespaciais do Brasil", diz Deák. "Não é à toa que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na modalidade, nos Estados Unidos", comenta Gábor János Deák.






Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
www.companhiadeimprensa.com.br

PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308