Um dos exemplos mais importantes da contribuição da engenharia brasileira no incremento da matriz energética mundial e sua sustentabilidade tem sido o desenvolvimento de tecnologias que permitem ao País utilizar o álcool como combustível. Além deste, a engenharia brasileira tem trabalhado em muitos outros projetos, como motores a GNV mais eficientes e, ainda, a experiência com o biodiesel. Estes assuntos serão amplamente debatidos durante o XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Além disso, o Congresso SAE BRASIL 2006 contará com algumas novidades, como o painel Motorsports, área que a engenharia brasileira demonstra capacidade e competência, nas diversas categorias em que atua, do kart à Fórmula Truck, dos autódromos às grandes competições off-road. O objetivo da apresentação é fornecer um panorama do mercado em torno do automobilismo no Brasil, tanto a visão da indústria quanto dos promotores e organizadores de eventos, do empresário de Motorsport e as vantagens, desvantagens e desafios deste segmento da engenharia.
Assim, desde o início do ano, cerca de 150 voluntários estão envolvidos na organização do Congresso SAE BRASIL 2006, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio. O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil.
“Nesta edição temos a oportunidade de mostrar a excelência da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro”, afirma Besaliel Botelho, presidente do Congresso SAE BRASIL 2006 e vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch,
Outra atividade do Congresso SAE BRASIL é a apresentação de ‘papers’ elaborados por profissionais de indústrias e universidades. Serão apresentados cerca de 220 trabalhos técnicos, criteriosamente selecionados. “Pelo nível dos resumos recebidos (são mais de 400), teremos dificuldade em selecionar os ‘papers’ que serão apresentados durante o congresso pela qualidade dos temas apresentados”, comenta Besaliel Botelho.
Como nas edições anteriores, o Congresso SAE BRASIL contará com uma mostra de engenharia com as principais tecnologias em desenvolvimento pelas empresas do setor. Até o momento, 59 estandes já estão ocupados, por 41 empresas do setor, como Açopeças, Actia, Allevard Molas, Allied Signal Automotive, Alpeso Indústria e Comércio de Protótipos, Benteler, BorgWarner, DaimlerChrysler, Dana, Delphi, EDAG, Elring Klinger, Engelhard, Federal Mogul, Freudenberg-NOK, Ford, General Motors, Gerdau Aços Especiais, GKN, Kluber Lubrication, KS Pistões, Magneti Marelli, Mahle Metal Leve, MANN+HUMMEL,MSC Software, MSC Tekno, National Instruments, Neumayer Tekfor, Rieter, Robert Bosch, Scania, Schaeffler Group (INA – FAG-LUK) , Siemens VDO, SKF, Sogefi, Surtec, TCA-Horiba, Tesa, Timken, Tyco, Visteon, Voith, VOSS, VW e ZM. A expectativa é reunir cerca de 100 empresas e atrair 10 mil visitantes.
O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.
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