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 Release
29/05/2006
Carros de estudantes brasileiros têm bom desempenho na SAE Mini Baja Midwest

A competição internacional foi realizada de 24 a 27 de maio, na região de Milwaukee, nos Estados Unidos, e reuniu 115 equipes de um total de 140 inscritas.

O carro da Escola de Engenharia de São Carlos da USP foi o melhor na prova de Aceleração da SAE Mini Baja Midwest 2006, encerrada neste sábado (27). A equipe EESC-USP, cujo projeto de engenharia foi avaliado como um dos 10 melhores, obteve a 5º lugar no geral e a 4º colocação no enduro de resistência. A competição, que teve início dia 24, reuniu 115 equipes, do Canadá, Estados Unidos, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil, representado também pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que ficou em 24º lugar na classficação geral e em 19º no enduro.

A primeira colocação ficou com a equipe norte-americana Beave Racing Black, da Oregon State University, seguida da canadense Sherbrooke Racing Team, da Université de Sherbrooke. “Foi um resultado muito bom para as duas equipes brasileiras, pois completaram todas as provas, com resultados expressivos, em uma competição marcada por um elevado nível técnico” analisa Rafael Fassina Marques, diretor técnico da Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja.

Segundo Rafael Fassina Marques, a competição exigiu muito dos carros. “Nas provas dinâmicas, havia piscina de lama e água, troncos de árvore e pedras para os SAE Mini Baja atravessarem e, no enduro, o trajeto era alterado de forma a incluir novos obstáculos no decorrer da prova”, comenta. A prova de slalon ganhou uma piscina de água com 15 metros de comprimento e 40 centímetros de profundidade. Além disso, as provas de velocidade máxima e rampa foram substituídas pela prova “Mud Bog”, uma piscina de lama com 15 metros de extensão onde poucos carros conseguiram atravessar. “Foi um excelente aprendizado para os estudantes de engenharia”, acrescenta.

As duas equipes brasileiras conquistaram o direito de participar da competição internacional após ficarem em primeiro e segundo lugares na 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, realizada entre 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, SP. Este ano, a SAE Mini Baja Midwest contou, ainda, com presença de dois estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, que puderam acompanhar a competição norte americana e difundir a experiência aos demais estudantes da UFSC e de outras escolas.

Bicampeonato nos EUA – O Brasil é bicampeão na SAE Mini Baja Midwest com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1998, e, em 2004, com a FEI (Fundação Educacional Inaciana). Os SAE Mini Baja são veículos fora de estrada, desenvolvidos e construídos dentro das universidades por grupos de estudantes de engenharia, liderados por um professor. Durante a competição, os carros são submetidos a severos testes dinâmicos e estáticos, como provas de conforto e operação, tração e manobrabilidade, aceleração, subida de rampa, velocidade máxima e frenagem e a um enduro de 4 horas.

De acordo com Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Projeto SAE Mini Baja é um importante passo para o aprimoramento da formação dos futuros engenheiros que em breve estarão nas principais empresas do setor automotivo. “O Projeto Mini Baja proporciona aos estudantes uma experiência singular, com os principais desafios que eles encontrarão ao ingressar na vida profissional”, afirma Gábor Deák. “Durante os meses, e até anos, em que se dedicam ao projeto eles ganham maturidade e aprendem na prática o real significado da profissão que escolheram”, diz o presidente.




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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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