Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/05/2006
Seminário da SMARTtech mostrou resultados da aliança entre Moldflow e 6 Sigma

Especialistas e usuários mostraram que o uso conjunto do software Moldflow e da metodologia 6 Sigma potencializa otimização de processos de produção

Otimizar e melhorar os processos de produção é uma busca constante nas empresas de diversos setores da economia. As da área de plásticos têm obtido resultados interessantes com a aliança entre a metodologia 6 Sigma e os softwares de simulação computacional. Este foi o recado deixado pela SMARTtech Plásticos, empresa do Grupo SMARTtech que distribui os softwares Moldflow com exclusividade no Brasil, durante o seminário "Sistemas Moldflow e programas de qualidade 6 Sigma", realizado no dia 16 de maio, em São Paulo.

Para o engenheiro Marcos Herrmann, responsável pelo setor de Subsistema Estrutura Mecânica da Multibrás, a aliança da tecnologia com o 6 Sigma resulta em aperfeiçoamento da qualidade dos produtos manufaturados pela empresa. "O uso avançado do Moldflow e o 6 Sigma nos permite conhecer os processos a fundo, e analisar, assim, os parâmetros que realmente influem na produção", afirmou Herrmann. "Com isso, otimizamos os processos, reduzimos o tempo de parada de máquina e, conseqüentemente, nos tornamos mais eficientes", completou.

O encontro contou ainda com palestra-aula de Carlos Domenech, diretor da M.I. Domenech, que apresentou a metodologia 6 Sigma com critérios para o sucesso de sua aplicação, como seleção do projeto, pessoal, entre outros. "O 6 Sigma apresenta excelentes resultados em projetos em que a solução não é clara, nem fácil, e seu uso pode ser dispensado naqueles mais cotidianos, que oferecem poucos desafios", comentou Domenech.

Outra dica deixada pelo especialista foi a formação de equipes multidisciplinares para a aplicação da metodologia 6 Sigma nos projetos escolhidos. "As equipes devem ser formadas por pessoas de áreas diferentes", afirmou. "Por este motivo, os departamentos de qualidade estão desaparecendo nas indústrias", apontou.

Mário Carneiro, sócio-gerente de Produto da SMARTtech Plásticos, mostrou ainda como as tecnologias de simulação MPI (Moldflow Plastics Insight) e MPA (Moldflow Plastics Advisers) e monitoramento de sistemas MPX (Moldflow Plastics Xpert) podem tornar a metodologia 6 Sigma mais eficaz nos projetos em que é aplicada, com redução de custos e aumento da lucratividade.

Entre as técnicas apresentadas, destaque para o Design of Experiments (DOE) e Controle Estatístico de Processo (CEP). Mário Carneiro explicou como o sistema MPX permite monitorar e controlar os parâmetros da máquina, informar a qualidade do processo, com alertas aos defeitos das peças como rechupes, rebarbas, queimas e linhas de solda.

O encontro reuniu cerca de 6 profissionais envolvidos com qualidade e implementação das melhorias nas empresas, os belts, além de gerentes, engenheiros e técnicos envolvidos com a metodologia 6 Sigma.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo e Alexandre Akashi
PABX (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308