Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/05/2006
Alemanha escolhe a EDAG como fornecedora de esculturas gigantes para a Copa do Mundo

A escolha é resultado da competência da empresa no desenvolvimento de protótipos para a indústria automotiva. Ao todo, foram criadas seis imagens de 12 metros de altura e 20 toneladas, a serem expostas nos principais pontos turísticos de Berlim


A EDAG, empresa especializada em engenharia do desenvolvimento produto, protótipos e meios de manufatura para a indústria automotiva mundial, com sede na Alemanha e filiais em todo o mundo, inclusive no Brasil, foi escolhida pelo governo alemão para desenvolver um projeto inusitado: construir seis esculturas gigantes alusivas a inventos e descobertas realizadas por cidadãos alemães que se tornaram personagens ilustres da história do País e no mundo.

As esculturas têm até 12 metros de altura e pesam aproximadamente 20 toneladas cada e serão expostas em locais turísticos de Berlim, durante a Copa do Mundo. Entre elas, estão um par de chuteiras, um comprimido, um automóvel, uma pilha de livros, diversas notas musicais e uma descrição da teoria da relatividade. As esculturas fazem parte da campanha "Alemanha – Terra de Idéias", patrocinada pelo governo federal, com o objetivo de apresentar a Alemanha como um país forte, moderno e inovador.

Segundo Martin Vollmer, Diretor-Presidente da EDAG do Brasil, o projeto é uma conseqüência da competência da empresa, conquistada na indústria automotiva. "Fomos escolhidos pela forte participação da empresa na realização de protótipos no setor automotivo, inclusive no Brasil, e nos sentimos orgulhosos por poder participar de um projeto tão grandioso quanto este", afirma Martin Vollmer.

As esculturas foram produzidas nas fábricas da EDAG de Eisenach, Fulda e Ingolstadt. Para realizar o trabalho, os especialistas em construção de protótipos da empresa construíram mais de 160 modelos em espuma sólida e aço laminado. Para conseguir superfícies perfeitas, os componentes foram trabalhados manualmente e, por fim, esmaltados. Depois, os módulos foram montados sobre aço de construção e encaminhados para o local de exposição.

PAR DE CHUTEIRAS - THE MODERN FOOTBALL SHOE
Conta a história que para se tornar campeã mundial em 1954, o time de futebol da Alemanha precisou de talento, sorte e calçados adequados. Assim Adi Dassler desenvolveu as chuteiras com travas parafusadas que permitem aderência mais adequada a pisos molhados. Com a idéia, Dassler revolucionou o futebol e hoje, metade dos jogadores de futebol do mundo utilizam chuteiras com esta tecnologia. A escultura, denominada The Modern Football Shoe está exposta no Spreebogenpark, próximo da nova Estação Central de Berlim.
Localização: Spreebogen Park, 10557 Berlim
(entre a Chancelaria Federal e a Estação principal de Berlim – a Lehrter Bahnhof)

COMPRIMIDO - MILESTONES OF MEDICINE
A escultura chamada Milestones of Medicine é um comprimido gigante, que representa os avanços dos cientistas alemães como Felix Hoffmann, Robert Koch, Emil von Behring, Paul Ehrlich, Gerhard Domagk e muitos outros que fizeram a Alemanha ser conhecida como a "farmácia do mundo" e fez da saúde um dos produtos de exportação mais importante do país, que atuaram no desenvolvimento de novas tecnologias em medicamentos e equipamentos médicos, como as máquinas de raio-X, cateteres cardíacos e sistemas de diálises. A escultura Milestones of Medicine está exposta no Friedrich-Ebert-Platz, em Berlim, próximo ao prédio do Reichstag (antigo parlamento alemão).
Localizaçao: Friedrich-Ebert-Platz, 10557 Berlim
(às margens do rio Spree, próximo ao prédio do Reichstag)

AUTOMÓVEL - THE AUTOMOBILE
Uma imagem que não podia faltar na mostra é a do automóvel, uma idéia de August Horch, Carl Benz, Gottlieb Daimler e muitos outros. Apesar de o automóvel não ser uma idéia exclusiva da Alemanha, ela se tornou realidade no país. Ainda nos dias atuais, os motores são chamados pelo nome de seus inventores alemães: Otto e Diesel. No mundo, marcas alemãs são reconhecidas, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Opel, Porsche e Volkswagen. Além disso, algumas inovações tecnológicas foram aplicadas primeiramente na Alemanha, como os freios ABS, o controle de estabilidade ESP, o sistema permanente de tração 4 x 4 (quattro®), airbags, entre outros. A escultura The Automobile está exposta no Brandenburger Tor.
Localização: Brandenburger Tor

PILHA DE LIVROS - MODERN BOOK PRINTING
Com uma pilha de livros, a escultura Modern Book Printing ilustra a idéia que Johannes Gutenberg teve por volta de 1450, em Mainz. Com esta invenção, o conhecimento passou a ser produzido em massa. Desde a introdução da prensa, a tecnologia de impressão tem sido aperfeiçoada continuamente na Alemanha. Os principais fabricantes mundiais são alemães e a litografia, assim como a impressão off-set, foi desenvolvida no país. A escultura está exposta no Bebelplatz.
Localização: Bebelplatz

NOTAS MUSICAIS - MASTERPIECES OF MUSIC
As gigantes notas musicais expostas no Gendarmenmarkt, em Berlim, representam a contribuição alemã para esta que é uma linguagem universal, e pode ser entendida em qualquer lugar. Beethoven, Schumann e Wagner são alguns dos compositores alemães de destaque na história da música e, a eles, o governo dedicou a escultura Masterpieces of Music.
Localização: Gendarmenmarkt

THEORY OF RELATIVITY
A parte final do quebra-cabeça será uma descrição da Teoria da Relatividade (E=MC²), escultura que será inaugurada no próximo dia 19.
Localização: Lus´garten

Sobre a EDAG do Brasil – Fundada em 1992, a EDAG do Brasil é o braço na América do Sul da EDAG International, localizada em Fulda, na Alemanha. Assim como na Alemanha, a EDAG do Brasil é uma forte aliada das montadoras de veículos, no desenvolvimento de novos produtos e meios de produção e manufatura. No desenvolvimento técnico de veículos, atua desde o design até a documentação técnica, passando pelo projeto do produto em CAD, gerenciamento dimensional e do projeto como um todo. Tem ainda forte presença no desenvolvimento de ferramentas, modelos e protótipos para toda a indústria automotiva. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo, em um complexo fabril de 20 mil m² com escritórios e área de produção. Atende as maiores e principais indústrias automobilísticas que atuam no Brasil.

Sobre a EDAG Engineering & Design AG – parceira que oferece todos os recursos de engenharia que a indústria automobilística necessita, a EDAG Engineering & Design AG é reconhecida mundialmente. Desenvolve carrocerias e meios de produção para uma exclusiva cadeia de processos, que engloba design, desenvolvimento técnico, planejamento e construção de modelos, chegando até o fornecimento produto final. A empresa também oferece instrumentos completos, que garantem a qualidade de todo o processo de produção e soluções que orientam a área administrativa a encontrar as melhores relações custo/benefício para a viabilização dos projetos. Com 32 filiais no mundo e 4,2 mil funcionários, a companhia está presente nos maiores e mais importantes centros da indústria automobilística do mundo, com participação ativa em projetos da AUDI, BMW, DaimlerChrysler, Ford, Jaguar, GM, Porsche, PSA, Renault, Saab, Seat, Volkswagen e outros. A EDAG é uma empresa do Grupo ATON GmbH.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308