Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/05/2006
Concorrência da manufatura asiática e do Leste Europeu é tema de Simpósio da SAE BRASIL

O encontro acontece no dia 5 de junho, no WTC Hotel, em São Paulo, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros ligados ao setor automotivo

Em termos de manufatura, quase tudo já foi tentado com o objetivo de reduzir custos de produção, melhorar processos, ganhar produtividade e competitividade. A indústria brasileira passa agora a se preparar para mais um desafio: enfrentar as ameaças que vêm da Ásia e do Leste Europeu, onde concorrentes emergentes avançam decididamente sobre mercados até agora dominados pelo Brasil. Diante deste quadro, a SAE BRASIL realiza no dia 5 de junho, a partir das 8h30, o Simpósio Manufatura Automotiva com o tema Novas Lições para Sobreviver.

Durante o dia, executivos de montadoras, sistemistas e consultorias abordarão o tema em painéis de debates e conferências temáticas, oferecendo, assim, informações e pontos de vistas diferentes para o setor começar a armar estratégias e poder resistir frente ao avanço asiático e do Leste Europeu.

Entre os destaques, os painéis de abertura focarão os temas Manufatura: Ásia x Brasil, a partir das 8h40, e às 10h, Manufatura: Leste Europeu x Brasil. No primeiro, Shah Firoozi, Global CEO da PAC, China Resident; Luiz Augusto Bolonhez, gerente da TRW China; e Américo Nesti, presidente da Lear do Brasil, moderados por Sérgio Pin, vice-presidente da Schaeffler América do Sul, debaterão sobre a Ásia como potencial player de classe mundial e concorrente do Brasil, além de contar suas experiências em atuar na região. Com o mesmo foco, o painel sobre o Leste Europeu contará com a participação de Carlos Alberto Briganti, presidente da Eaton.

Para o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, os simpósios realizados pela instituição têm alta representatividade entre os ‘players’ da mobilidade, pois refletem os assuntos que estão em pauta nas gerências e diretorias das empresas do setor. “A SAE BRASIL sempre se preocupa em trazer para o debate temas atuais com propostas de soluções”, diz Deák. “Assim, agregamos valor e atingimos um de nossos objetivos que é difundir as novas tecnologias e suas tendências entre a comunidade de engenharia da mobilidade”, diz Gábor Deák. Confira abaixo a programação de apresentações do simpósio:

8h40 – Manufatura: Ásia x Brasil – A Ásia como potencial ‘player’ de classe mundial e concorrente do Brasil. A experiência dos executivos que atuaram na região ou negociaram lá, com Shah Firoozi, Global CEO da PAC, China Resident, Luiz Augusto Bolonhez, gerente da TRW China, Américo Nesti, presidente da Lear do Brasil, mediados por Sérgio Pin, vice-presidente da Schaeffler América do Sul.

10h – Manufatura: Leste Europeu x Brasil – O Leste Europeu ameaça o Brasil? Você vai conhecer a experiência de um executivo que trabalhou na região, com Carlos Alberto Briganti, presidente da Eaton.

11h – Como enfrentar a ofensiva da Ásia e Leste Europeu? – O que o Brasil necessita fazer frente aos ‘players’ asiáticos. As estratégias de montadoras e sistemistas, com Flávio Del Soldato, diretor da Usiparts (coordenador), Antonio Carlos Bento de Souza, diretor da Sabó, Frank Sowade*, diretor de Operações da Volkswagen, e Grant Belanger*, diretor de Operações da Ford.

14h10 – A busca da excelência da qualidade na cadeira produtiva – Como a cadeia produtiva trabalha nos custos da não-qualidade. Com Ali El Hage, diretor da TRW e do Sindipeças (coordenador), Francisco Satkunas, diretor da General Motors, Sten Sorensen, presidente da Siemens VDO.

15h10 – A teoria das restrições aplicada à manufatura – Os conceitos e a efetividade da teoria das restrições, com Celso Calia, diretor do Instituto Goldratt.

15h50 – A consolidação do pólo brasileiro de manufatura – A competitividade do Brasil na manufatura automotiva. Como o país pode contra-atacar seus concorrentes, com José Eugênio Pinheiro Neto, vice-presidente de Manufatura da General Motors LAAM.

Simpósio SAE BRASIL Manufatura Automotiva: Novas Lições para Sobreviver
Data: Dia 5 de junho, a partir das 8h30.
Local: WTC Hotel - avenida das Nações Unidas, 12.559




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435.0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308