Estudantes de Engenharia de três universidades brasileiras - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) - ajustam os últimos detalhes de seus aviões rádio controlados, totalmente projetados e construídos por eles, para disputar a SAE Aerodesign East Competition, entre os dias 21 e 23 de abril, em Marietta, Georgia, Estados Unidos. Os futuros engenheiros ganharam o direito de representar o Brasil na disputa internacional após conquistarem as melhores classificações na VII Competição SAE BRASIL AeroDesign, em 2005. O Brasil sagrou-se duas vezes campeão pela Classe Regular na SAE Aerodesign East Competition, em 2002 e 2005.
Na Competição brasileira, realizada em setembro do ano passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP, a equipe Uai-Sô-Fly, da UFMG, e a equipe Tucano, da UFU, conquistaram primeiro e segundo lugares na Classe Regular, entre as 46 participantes, e a equipe EESC Open foi a campeã da Classe Aberta, que reuniu cinco equipes.
Os estudantes mineiros da equipe Uai-Sô-Fly estão confiantes para a disputa internacional. “Esperamos ficar entre os três primeiros”, afirma o capitão da equipe, Rodrigo Sorbilli. A Uai-Sô-Fly aposta em um projeto totalmente novo, já que a regra internacional é diferente. “Mesmo com uma maior envergadura da asa (2,40m), conseguimos manter a leveza do avião, que está apenas com 200g a mais que o anterior, e aumentar a capacidade de carga de 9,8 kg para 12,5 kg”, acrescenta.
A equipe EESC-USP OPEN também está bastante otimista. “O projeto é bem feito e se tudo der certo vamos trazer o principal título da Categoria para o Brasil”, afirma Pedro Castro Souza Vilella, capitão da equipe, que tem mais nove estudantes. Para competir nos EUA, a equipe fez algumas melhorias e adaptações no bimotor, que propiciaram maior estabilidade, envergadura da asa (4,30) e capacidade de carga (19,9 kg). A aeronave pesa 5,2 kg e é feita em fibra de carbono e madeira balsa.
Excelente histórico – A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International e reunirá 48 equipes de vários países da Europa e das Américas. Além de duas vezes campeãs, pela Classe Regular, na Competição norte-americana, em 2002 com a equipe Hércules/Abraraquaçu, da Escola de Engenharia da USP São Carlos; e em 2005 com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, equipes brasileiras foram vice-campeãs, também pela Classe Regular, em 2000, 2001, 2004 e 2005, com as equipes Cefast, do Cefet Minas, a Aer2001, do ITA, a equipe CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Canarinho, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Bauru. Na Classe Aberta, o Brasil conquistou o quarto lugar, com a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2005.
O Projeto AeroDesign constitui um desafio lançado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas de todo o Brasil: o de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento da Competição, e que sejam capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite do projeto. A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas por meio de duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.
Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Nossos projetos de AeroDesign são de excelente qualidade técnica e espelham a capacidade dos futuros engenheiros aeroespaciais do Brasil”, diz Deák. “Não é à toa que este é um setor em que o País tem ganhado muito destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são bicampeões na modalidade, nos Estados Unidos”, comenta.
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