Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/04/2006
Aviões construídos por estudantes brasileiros disputam este mês competição nos EUA

Futuros engenheiros ganharam o direito de representar o Brasil na disputa internacional após
conquistarem as melhores classificações na VII Competição SAE BRASIL AeroDesign, em 2005

Estudantes de Engenharia de três universidades brasileiras - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) - ajustam os últimos detalhes de seus aviões rádio controlados, totalmente projetados e construídos por eles, para disputar a SAE Aerodesign East Competition, entre os dias 21 e 23 de abril, em Marietta, Georgia, Estados Unidos. Os futuros engenheiros ganharam o direito de representar o Brasil na disputa internacional após conquistarem as melhores classificações na VII Competição SAE BRASIL AeroDesign, em 2005. O Brasil sagrou-se duas vezes campeão pela Classe Regular na SAE Aerodesign East Competition, em 2002 e 2005.

Na Competição brasileira, realizada em setembro do ano passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP, a equipe Uai-Sô-Fly, da UFMG, e a equipe Tucano, da UFU, conquistaram primeiro e segundo lugares na Classe Regular, entre as 46 participantes, e a equipe EESC Open foi a campeã da Classe Aberta, que reuniu cinco equipes.

Os estudantes mineiros da equipe Uai-Sô-Fly estão confiantes para a disputa internacional. “Esperamos ficar entre os três primeiros”, afirma o capitão da equipe, Rodrigo Sorbilli. A Uai-Sô-Fly aposta em um projeto totalmente novo, já que a regra internacional é diferente. “Mesmo com uma maior envergadura da asa (2,40m), conseguimos manter a leveza do avião, que está apenas com 200g a mais que o anterior, e aumentar a capacidade de carga de 9,8 kg para 12,5 kg”, acrescenta.

A equipe EESC-USP OPEN também está bastante otimista. “O projeto é bem feito e se tudo der certo vamos trazer o principal título da Categoria para o Brasil”, afirma Pedro Castro Souza Vilella, capitão da equipe, que tem mais nove estudantes. Para competir nos EUA, a equipe fez algumas melhorias e adaptações no bimotor, que propiciaram maior estabilidade, envergadura da asa (4,30) e capacidade de carga (19,9 kg). A aeronave pesa 5,2 kg e é feita em fibra de carbono e madeira balsa.

Excelente histórico – A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International e reunirá 48 equipes de vários países da Europa e das Américas. Além de duas vezes campeãs, pela Classe Regular, na Competição norte-americana, em 2002 com a equipe Hércules/Abraraquaçu, da Escola de Engenharia da USP São Carlos; e em 2005 com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, equipes brasileiras foram vice-campeãs, também pela Classe Regular, em 2000, 2001, 2004 e 2005, com as equipes Cefast, do Cefet Minas, a Aer2001, do ITA, a equipe CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Canarinho, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Bauru. Na Classe Aberta, o Brasil conquistou o quarto lugar, com a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2005.

O Projeto AeroDesign constitui um desafio lançado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas de todo o Brasil: o de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento da Competição, e que sejam capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite do projeto. A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas por meio de duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Nossos projetos de AeroDesign são de excelente qualidade técnica e espelham a capacidade dos futuros engenheiros aeroespaciais do Brasil”, diz Deák. “Não é à toa que este é um setor em que o País tem ganhado muito destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são bicampeões na modalidade, nos Estados Unidos”, comenta.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308