Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/10/2005
Bilhetagem eletrônica no transporte público é assunto no Congresso SAE BRASIL 2005

Quando os empresários do setor de transporte decidiram implantar o sistema de catraca eletrônica na cidade de São Paulo, muitos foram contra a tecnologia, pois acreditavam que o novo recurso seria responsável pelo desemprego de milhares de cobradores. Hoje, esse temor demonstrou ser sem fundamento. Com o sistema, as empresas passaram a controlar melhor o número de passageiros, com dados estatísticos que permitem otimizar as linhas, conforme os horários de maior e menor número de passageiros.

Estas são apenas algumas vantagens do investimento em TI realizado nas empresas de transporte público coletivo. Segundo João Ronco Júnior, diretor-presidente da APB Pródata Brasil, convidado do Comitê de Tecnologia da Informação do Congresso SAE BRASIL 2005, que irá ministrar palestra no fórum O Mercado de Telemática no Brasil: Um Cenário de Desafios e Muito Sucesso, o próximo passo da bilhetagem eletrônica será o uso integrado das tecnologias de GPS e GRPS, para transmissão de dados online. "Algumas linhas já operam em caráter experimental com essas tecnologias", revela Ronco. "Com o GPRS, as tarifas são creditadas em tempo real, o que elimina a necessidade de o motorista 'descarregar' o validador sempre o que ônibus chega na garagem", conta.

Para Avi Zins, diretor do Comitê de TI do Congresso SAE BRASIL 2005, as tecnologias de telemática têm muito ainda para evoluir no Brasil, com aplicações que ainda parecem futuristas, mas que já são possíveis de serem implantadas, como a integração de modais de transporte. "Imagine que você pode deixar o carro em uma estação de metrô, ir ao trabalho de transporte público e, na volta, chamar o carro para te buscar no escritório", afirma Zins. "Tecnologia para isso já existe".

Apresentado no dia 23 de novembro, às 17h30, o painel O Mercado de Telemática no Brasil: Um Cenário de Desafios e Muito Sucesso contará também com a participação de Nuno Figueiredo, diretor Comercial da Sign, Alberto Menoni, diretor comercial da Auteq Computadores e Sistemas, mediados por Gerson Martines, gerente Geral de Informática da SPTrans.

Realizado de 22 a 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Congresso SAE BRASIL 2005 é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Volkswagen Anchieta, e tem como tema central o debate Novos Mercados. Novas Tecnologias: Desafios da Engenharia da Mobilidade: "O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte", afirma Mauro Correia, que tem como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão as tecnologias que em breve estarão no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países. "O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores que trabalham com a engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado", afirma Gábor Deák. "O resultado disso é o que vemos na exposição, que a cada ano mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva", diz o presidente.

Confira outros painéis de TI no Congresso SAE BRASIL 2005:

DISCUTINDO A INFRAESTRUTURA DE TI PARA SUPORTAR MDO (OTIMIZAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DE PROJETOS) - A acirrada concorrência de mercado promove a busca por novas metodologias de projeto que reduzam custos sem comprometer a qualidade. A Otimização Multidisciplinar de Projetos (MDO) permite alcançar tais objetivos eliminando conflitos entre as diferentes disciplinas de projeto. Essa metologia exige recursos avançados de TI e a adequada previsão dos mesmos é um dos fatores decisivos para sua implementação. Esse fórum tem como objetivo uma troca de experiências com o público interessado em conhecer mais sobre o status atual dessa metodologia, desafios a serem enfrentados e tendências futuras. Com José Herskovits, professor doutor da UFRJ/COPPE; Srinivas Kodiyalam, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SGI; Reza Sadeghi, vice-presidente de Desenvolvimento de Soluções da MSC Software; Waldir Gomes Gonçalves, gerente sênior de Engenharia de Materiais, Configuração e Desenvolvimento Digital da Embraer; e João Antonio da Silva Filho, gerente de CAD/CAE da Ford. Dia 22/11, às 14h.

PROCESSO DECISÓRIO DE LOGÍSTICA INTEGRADA - O fórum propõe a discussão do aprendizado com a experimentação dos conceitos avançados de logística integrada, ensinados/pesquisados teoricamente nos principais centros de pesquisas do Brasil e exterior, além da exploração sobre a viabilização da expansão do modelo desenvolvido para outras linhas de produtos da empresa através do uso de novas tecnologias. Com o Thomas Corbett, consultor, e Leonardo M. Reis, sócio-diretor, ambos da Aennova Dinâmica de Negócios Bruno Martin Nowak, gerente de Desenvolvimento de Negócios, e Marcel Miranda, gerente de Marketing de Manufatura, ambos da Microsoft. Dia 23/11 às 15h30.

PLM: BENEFÍCIOS DE MARKETING E VENDAS COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS - Este fórum apresentará os benefícios alcançados e percebidos pelo consumidor via PLM (Product Lifecycle Management), explicitará as tecnologias usadas por Marketing e Vendas, como BI que busca e consolida informações externas e internas para composição de cenários, Demand Planning, previsão de demandas, CRM, gestão do relacionamento entre fornecedor e consumidor, entre outras, e como TI integra ao PLM, assim como, uma breve análise comparativa das melhores práticas. Com Samuel Russell, diretor de Marketing da General Motors, Antonio Eustáquio Ferreira, gerente de Marketing de Produto Caminhão da DaimlerChrysler, Antonio Donizete Simão, gerente de Vendas de PLM da Dassault Systemes Brasil, Sven Kottmann, diretor da AXSIS System & Consulting, mediados por Tarcisio Anitelle, gerente de Soluções para Engenharia e Manufatura da T-Systems do Brasil. Dia 24/11, às 13h.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Carina Mazarotto – carina@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308