Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/11/2005
Cerqueira Leite fala sobre Futuro Energético no Congresso SAE BRASIL 2005

Além da palestra do físico Rogério Cerqueira Leite, o Painel Empresa x Escola traz a história do carro esporte com o criador do Lobini H1 e apresenta três projetos juniores, da UFSC e Unicamp.

E se o petróleo acabar? Quais serão as mudanças tecnológicas e culturais provocadas pelo seu esgotamento? Para responder estas e outras questões e alertar futuros engenheiros sobre as conseqüências do aquecimento global, o físico e professor emérito da Unicamp, Rogério Cezar Cerqueira Leite, conversa com estudantes dia 22 deste mês, às 16h, durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Cerqueira Leite falará sobre Energia no Século 21 durante o Painel Empresa X Escola, realizado pelo Comitê Acadêmico, no auditório A. Outro destaque do Painel será a palestra Carro Esporte: Conceito e sua aplicação no Lobini H1, com o criador do carro esportivo 100% nacional Lobini H1, José Orlando Arrochela Lobo. O engenheiro fala sobre a trajetória do carro esportivo no País e a sua experiência durante quase sete anos de projeto. Desenvolvido em parceria com o engenheiro Fábio Birolini, o Lobini é um esportivo conversível totalmente nacional, que utiliza motor VW Audi 1.8, alcança 240km/h de velocidade e é movido à gasolina. As primeiras entregas do carro foram feitas em agosto deste ano e o projeto já possui contratos de exportação com os Estados Unidos.

No Painel, os estudantes irão conhecer, ainda, a receita de três empresas juniores que deram certo. São projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Unicamp (SP). "Nosso papel é elevar ao máximo o nível de formação dos estudantes e incentivar o desenvolvimento de idéias, que enriquecem o futuro da engenharia brasileira", afirma o engenheiro Ariel Soares, diretor em Produtividade e Qualidade da AHM Consultoria e diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas do Congresso. Confira os projetos:

Suporte de botijões de gás para motocicleta - Garantir segurança ao transporte de botijões feito por motoqueiros foi a idéia da Empresa Junior i9 Consultoria, da UFSC. Os estudantes, que encontraram diversos problemas nos dispositivos vendidos para motocicletas de tele-entrega de botijões de gás (ausência de travas e riscos de acidentes), mostram durante o Congresso como criaram um suporte prático e eficiente para driblar o problema.

Novo Controle Remoto para Portões Eletrônicos - Os principais sistemas utilizados em portões eletrônicos são suscetíveis à violação, ainda mais quando o indivíduo usa mais de um portão eletrônico e precisa de diversos controles. Os estudantes da Empresa Junior de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas em Controle e Automação (Autojun), também da UFSC, desenvolveram um projeto para convergir até 15 controles em um, que está prestes a ser produzido em série.

Semana de Engenharia Mecânica - Para aproximar a comunidade acadêmica das tendências do mercado de trabalho, a Empresa Júnior Motiz, da Unicamp, realiza a VIII Semana de Engenharia Mecânica. Durante o Congresso, os estudantes mostram qual a estratégia utilizada para integrar corpo discente e docente, e consolidar o evento na universidade.

O Congresso SAE BRASIL 2005 acontece entre os dias 22 e 24 de novembro e é o segundo mais importante encontro do mundo no gênero e reunirá milhares de profissionais, congregando diretores, executivos, engenheiros, representantes do governo, veículos comerciais e máquinas agrícolas e de construção. É composto de apresentações técnicas (''papers''), conferências temáticas, painéis e fóruns de debates, além de uma mostra de engenharia, com as últimas tendências tecnológicas em desenvolvimento na indústria. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.saebrasil.org.br.

Neste ano, o Congresso é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Volkswagen Anchieta, e tem como tema central ''Novos Mercados - Novas Tecnologias: Desafios da Engenharia da Mobilidade''. "O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte", afirma Mauro Correia, que terá como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão as tecnologias que em breve estarão no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países. "O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores que trabalham com a engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado", afirma Gábor Deák. "O resultado disso é o que vemos na exposição, que a cada ano mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva", diz o presidente.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Carina Mazarotto – carina@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308