E se o petróleo acabar? Quais serão as mudanças tecnológicas e culturais provocadas pelo seu esgotamento? Para responder estas e outras questões e alertar futuros engenheiros sobre as conseqüências do aquecimento global, o físico e professor emérito da Unicamp, Rogério Cezar Cerqueira Leite, conversa com estudantes dia 22 deste mês, às 16h, durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Cerqueira Leite falará sobre Energia no Século 21 durante o Painel Empresa X Escola, realizado pelo Comitê Acadêmico, no auditório A. Outro destaque do Painel será a palestra Carro Esporte: Conceito e sua aplicação no Lobini H1, com o criador do carro esportivo 100% nacional Lobini H1, José Orlando Arrochela Lobo. O engenheiro fala sobre a trajetória do carro esportivo no País e a sua experiência durante quase sete anos de projeto. Desenvolvido em parceria com o engenheiro Fábio Birolini, o Lobini é um esportivo conversível totalmente nacional, que utiliza motor VW Audi 1.8, alcança 240km/h de velocidade e é movido à gasolina. As primeiras entregas do carro foram feitas em agosto deste ano e o projeto já possui contratos de exportação com os Estados Unidos.
No Painel, os estudantes irão conhecer, ainda, a receita de três empresas juniores que deram certo. São projetos desenvolvidos por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Unicamp (SP). "Nosso papel é elevar ao máximo o nível de formação dos estudantes e incentivar o desenvolvimento de idéias, que enriquecem o futuro da engenharia brasileira", afirma o engenheiro Ariel Soares, diretor em Produtividade e Qualidade da AHM Consultoria e diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas do Congresso. Confira os projetos:
Suporte de botijões de gás para motocicleta - Garantir segurança ao transporte de botijões feito por motoqueiros foi a idéia da Empresa Junior i9 Consultoria, da UFSC. Os estudantes, que encontraram diversos problemas nos dispositivos vendidos para motocicletas de tele-entrega de botijões de gás (ausência de travas e riscos de acidentes), mostram durante o Congresso como criaram um suporte prático e eficiente para driblar o problema.
Novo Controle Remoto para Portões Eletrônicos - Os principais sistemas utilizados em portões eletrônicos são suscetíveis à violação, ainda mais quando o indivíduo usa mais de um portão eletrônico e precisa de diversos controles. Os estudantes da Empresa Junior de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas em Controle e Automação (Autojun), também da UFSC, desenvolveram um projeto para convergir até 15 controles em um, que está prestes a ser produzido em série.
Semana de Engenharia Mecânica - Para aproximar a comunidade acadêmica das tendências do mercado de trabalho, a Empresa Júnior Motiz, da Unicamp, realiza a VIII Semana de Engenharia Mecânica. Durante o Congresso, os estudantes mostram qual a estratégia utilizada para integrar corpo discente e docente, e consolidar o evento na universidade.
O Congresso SAE BRASIL 2005 acontece entre os dias 22 e 24 de novembro e é o segundo mais importante encontro do mundo no gênero e reunirá milhares de profissionais, congregando diretores, executivos, engenheiros, representantes do governo, veículos comerciais e máquinas agrícolas e de construção. É composto de apresentações técnicas (''papers''), conferências temáticas, painéis e fóruns de debates, além de uma mostra de engenharia, com as últimas tendências tecnológicas em desenvolvimento na indústria. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.saebrasil.org.br.
Neste ano, o Congresso é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Volkswagen Anchieta, e tem como tema central ''Novos Mercados - Novas Tecnologias: Desafios da Engenharia da Mobilidade''. "O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte", afirma Mauro Correia, que terá como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.
Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão as tecnologias que em breve estarão no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países. "O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores que trabalham com a engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado", afirma Gábor Deák. "O resultado disso é o que vemos na exposição, que a cada ano mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva", diz o presidente.
|