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 Release
06/03/2006
Montadora do Ceará lança nova réplica do Cobra Mark III

Com mais de 7,2 mil horas de engenharia utilizadas no aperfeiçoamento do modelo, a Newtrack Veículos, sediada em Caucaia (CE), investe para conquistar o mercado paulistano

Caucaia/CE – Após dois anos de projeto, em que foram utilizadas mais de 7,2 mil horas de engenharia com recursos de última tecnologia, o engenheiro mecânico Silvio Camelo, presidente da Newtrack Veículos, montadora com sede em Caucaia, no Ceará, lança no mercado paulistano a mais fiel réplica do Cobra Mark III, bólido esportivo criado na década de 60 por Carrol Shelby, um dos engenheiros de produto mais conceituados do mundo.

Segundo Camelo, que tem no currículo projetos como a instalação da fábrica da Troller, e o Programa de Qualidade Fiat, a réplica do Cobra Mark III produzido pela Newtrack Veículos é diferente das existentes no mercado, por não ter sido derivada dos moldes antigos da Glaspac, montados nos anos 80. “Conseguimos as medidas originais e, a partir delas, modelamos a carroceria”, afirma Camelo ao explicar que os modelos fabricados hoje, derivados da Glaspac, têm as linhas da carroceria bastante deformadas, por causa da instalação de suspensões do Landau. “Isso deixa o carro bem mais largo do que o original”, diz o engenheiro.

Para se chegar ao resultado satisfatório, Camelo conta que usou e abusou das tecnologias de ponta, que normalmente são aplicadas no desenvolvimento de novos veículos nas grandes montadoras. Segundo o engenheiro, o chassi do carro foi reprojetado com a ajuda de ferramentas de simulação computacional, para ficar mais rígido do que o original. “Com isso melhoramos a resistência e o conforto do veículo”, conta o engenheiro. “Utilizamos tecnologias que não existiam na época da concepção do veículo e isso torna nosso carro um aprimoramento do original”, diz.

Outro diferencial do modelo da Newtrack Veículos é a fidelidade dos acessórios. “Importamos inicialmente tudo dos Estados Unidos e Inglaterra”, revela Camelo. Apesar disso, grande parte do veículo já está nacionalizado. “Desenvolvemos fornecedores locais, no Brasil, que copiaram os acessórios com alto grau de fidelidade e, além disso, nós mesmos desenvolvemos várias outras peças, principalmente as de aço inox”, comenta Silvio Camelo, que estima comercializar 20 unidades da réplica do Cobra Mark III por ano no Brasil, e tem planos para exportar o modelo para os Estados Unidos.

“Outro grande diferencial é a fábrica possuir homologação no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o que nos caracteriza como montadora de veículos zero km”, afirma Camelo. Com a homologação, todos os veículos vendidos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

A réplica do Cobra Mark III da Newtrack Veículos tem preço sugerido de R$ 72 mil, no modelo básico, que pode chegar a R$ 90 mil com a instalação de opcionais, como pintura perolizada e de faixas, revestimento em couro nos bancos, painel e forração, volante em alumínio com acabamento em madeira, pára-choque modelo competição em aço inox polido, bocal dianteiro em aço cromado, capota em lona completa com estrutura em aço galvanizado, câmbio automático, direção hidráulica, pneus dianteiros e traseiros mais largos (P235/60R15 e P295/50R15, respectivamente), injeção eletrônica Holey Bi-JET, entre outros.

V8 – O modelo produzido pela Newtrack Veículos foi escolhido a dedo. Com motor Ford V8 refrigerado a água, com bloco e cabeçote de ferro fundido localizado longitudinalmente na dianteira, possui quase 5 mil cc de deslocamento, que proporciona potência máxima de 199cv a 4.600rpm e torque máximo de 39,5mkgf a 2.400rpm. “Utilizamos um motor que faz muito sucesso entre os aficcionados pelo Cobra, além de ser de fácil manutenção e possuir grande oferta de peças de reposição”, afirma Camelo, ao revelar que o original pode chegar a custar US$ 200 mil.

Em testes, o carro atingiu velocidade máxima de 205 km/h, acelerou de 0 a 100 km/h em 6 segundos, e apresentou consumo de combustível de 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. A réplica do Cobra Mark III da Newtrack Veículos possui chassi de estrutura especial em aço com seção quadrangular e circular, e carroceria de roadster, fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro.

FICHA TÉCNICA:

Motor
Localização: dianteira, longitudinal
Tipo: V8 Ford, refrigeração a água, com bloco e cabeçote de ferro fundido
Volume deslocado: 4.950cc
Diâmetro X curso: 101.6 x 76,2mm
Taxa de compressão: 7,8:1
Dispositivos de válvulas: duas válvulas por cilindro operadas por comando no centro do V
Alimentação: Carburador de fluxo descendente, Motorcraft
Ignição: eletrônica, com bobina e distribuidor
Potência máxima: 199cv a 4.600rpm
Torque máximo: 39.5mkgf a 2.400rpm

Transmissão
Traseira
Embreagem: monodisco a seco com acionamento mecânico ou hidráulico (opcional)
Caixa de câmbio: CLARK 260F, manual de quatro velocidades, Ford C4, automática de três velocidades (opcional)
Relações de diferencial: 3,07:1 (câmbio manual), 2,73:1 (câmbio automático)

Direção
Mecânica, de setor e sem-fim ou com acionamento hidráulico (opcional)

Suspensão
Dianteira: independente, com molas helicoidais, duplos triângulos com tensores e amortecedores hidráulicos de dupla ação
Traseira: eixo rígido, com molas helicoidais, braços logitudinais superior e inferior (four link), barra Panhard e amortecedores hidráulicos de dupla ação

Freios
De estacionamentos: mecânico, atuando nas rodas traseiras
De serviço: duplo circuito hidráulico sem servofreio, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Rodas e Pneus
Rodas: em aço estampado 15x7” na dianteira e 15x10”na traseira
Pneus: P215/60R15 na dianteira e P275/60R15 na traseira

Carroceria e chassi
Chassi: estrutura espacial em tubos de aço com seção quadrangular e circular
Carroceria: Roadster , de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV)

Capacidades
Cárter do motor: 4.7 litros
Filtro de óleo do motor: 0,5 litros
Transmissão: 2,4 litros (manual), 8,4 litros (automático)
Diferencial: 0,9 litros
Sistema de direção hidráulica: 1.4 litros
Sistemas de arrefecimento: 13 litros
Tanque de combustível: 48 litros

Dimensões e Peso
Comprimento total: 4100mm;
Largura total: 1835mm
Altura total: 1220mm
Distancia entre eixos: 2430mm
Peso: 930kg (em ordem de marcha)
Bitola dianteira: 1420mm
Bitola traseira: 1398mm
Altura livre de solo: 135mm

Desempenho (medidas aproximadas)
Velocidade máxima: 205km/h
Aceleração de 0 a 100km/h: 6.0s
Consumo de combustível: 5,5km/l (cidade), 7.2km/l (estrada)



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Fone/fax: 11.4435-0000

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Réplica do Cobra Mark III, bólido esportivo criado na década de 60
Réplica do Cobra Mark III oferece resistência e conforto interno
Motor do Cobra Mark III
Painel do Cobra Mark III
 Perfil da empresa

A Newtrack foi fundada em 1999 e hoje é uma empresa já consagrada no mercado de acessórios para off-road, na região Norte-Nordeste, com especialização na utilização de aço inoxidável em seus produtos, que apresentam maior durabilidade perante as condições severas do clima, como alta salinidade. Há dois anos, investe no projeto da réplica do Cobra Mark III, com estruturação dos setores de engenharia e linha de produção. Atualmente, é considerada uma montadora de veículos, com capacidade de produção de cinco veículos por mês.

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