A partir de agora, a primeira e segunda escolas - e não equipes, como no regulamento anterior - que tiverem a maior pontuação na classificação geral da 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja ganham o direito de representar o País na SAE Midwest Mini Baja, nos EUA, que acontece em maio deste ano, onde o Brasil é bicampeão (1998 e 2004). A nova premiação estabelecida pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) têm como objetivo propiciar a um maior número de escolas o contato com a competição norte-americana, aumentando assim a competitividade e o interesse dos estudantes pelo projeto. A competição - que reunirá 68 equipes de 13 Estados e Brasília, entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, SP - desta vez permite a inscrição de apenas duas equipes por faculdade e não três como era antes.
Além do direito de representar o País na competição internacional, as duas primeiras escolas recebem, cada uma, três passagens aéreas. Já a terceira e a quarta escolas classificadas, apesar de não disputarem nos Estados Unidos, ganham duas passagens aéreas cada (uma para o professor orientador e outra para um estudante). "É uma forma de disseminar o conhecimento entre as equipes e torná-las cada vez mais competitivas", afirma Ronaldo Bianchini, gerente de Eventos da SAE BRASIL.
A Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja é inspirada na SAE Mini Baja, realizada pela SAE International há mais de 40 anos nos Estados Unidos. Referência para a indústria automobilística, a competição estimula o trabalho em equipe e vivência, na prática, das lições aprendidas na universidade. "É um grande desafio para os futuros engenheiros", destaca o diretor da competição, Massami Murakami.
NOVAS REGRAS (EUA) - As duas escolas brasileiras classificadas para disputar a SAE Midwest Mini Baja, em maio, terão de adaptar a estrutura de seus veículos para obedecer às novas regras estabelecidas pela SAE International. O novo regulamento, em vigor a partir deste ano, exige tubos padrão diferentes dos utilizados no Brasil, onde as novas exigências só entram em vigor em 2007.
COMPETIÇÃO - Os veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, chamados SAE Mini Baja, seguem as regras definidas pela SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.
A competição inicia com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos em janeiro, período em que muitos veículos ainda estão em construção dentro das faculdades, e encerra com a realização de provas estáticas - são avaliados itens como conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, qualidade de montagem, conformidade do projeto e originalidade - e dinâmicas - tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima, subida de rampa e um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada, com obstáculos que submeterão os carros e seus pilotos a uma prova severa de durabilidade e resistência. As equipes são formadas por, no máximo, 20 estudantes e um professor orientador. É permitida a participação de até duas equipes por faculdade.
Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja como a principal competição nacional de veículos motorizados projetados e construídos por estudantes universitários. Segundo Deák, a competição revela os novos talentos que no futuro serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade. "Os projetos de Mini Baja são completos e com eles os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e também humanas, pois o sucesso depende muito do trabalho em equipe", afirma.
12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja
Data: 30 de março a 2 de abril (quinta a domingo)
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo.
Horário: Dia 30 (quinta-feira) das 14h às 18h, dias 31 e 1º (sexta e sábado) das 9h às 18h e dia 2 (domingo), das 9h às 14h. |