Estudantes de graduação em Engenharia de todo o País já podem inscrever seus projetos na XII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, que acontece entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2006, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano), em Piracicaba, São Paulo. Referência para a indústria automotiva nacional, a competição desafia os futuros engenheiros a projetarem e construírem um veículo fora-de-estrada (SAE Mini Baja), de acordo com as regras estabelecidas pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). As equipes, que devem ser formadas por no máximo 20 estudantes e um professor orientador, têm até o dia 19 de dezembro para efetuarem suas inscrições por meio do site www.saebrasil.org.br.
Desta vez será permitida a inscrição de duas equipes por faculdade. Podem participar estudantes de graduação em Engenharia, maiores de 18 anos, nas áreas de Física, Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalurgia, Eletroeletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Aeronáutica, Materiais e Agronômica.
A XII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja inicia com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos, que devem ser postados até o dia 27 de janeiro de 2006, período em que muitos carros ainda estão em construção dentro das faculdades.
Em Piracicaba, os carros enfrentarão provas estáticas (produção em massa, integridade, qualidade de execução, manutenção, conformidade do projeto e originalidade) e dinâmicas (tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima, subida de rampa e enduro de quatro horas). As duas equipes que atingirem mais pontos na classificação geral das provas irão representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, promovida pela SAE International, ainda em 2006.
Neste ano, a 11ª edição da SAE Mini Baja reuniu 68 veículos construídos por estudantes de 45 instituições de 11 Estados brasileiros, além de Brasília, Estados Unidos e Argentina. A campeã foi a equipe FEIBaja2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo (SP), que somou 852,59 pontos na classificação final, seguida da vice EESC Tornado, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com 843,46 pontos, e da equipe Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, que conquistou o terceiro lugar com 807,83 pontos.
Criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o projeto SAE Mini Baja é uma iniciativa da SAE International (www.sae.org), que realizou sua primeira competição em 1976. No Brasil, o evento existe deste 1995 e é considerado pela indústria como o maior laboratório de formação complementar da engenharia automotiva do Brasil.
COMPETIÇÃO – Os SAE Mini Baja, como são denominados os carros, são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos estudantes que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.
De acordo com Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Projeto SAE Mini Baja é um importante passo para o aprimoramento da formação dos futuros engenheiros que em breve estarão nas principais empresas do setor automotivo. “O Projeto Mini Baja proporciona aos estudantes uma experiência singular, com os principais desafios que eles encontrarão ao ingressar na vida profissional”, afirma Gábor Deák. “Durante os meses, e até anos, em que se dedicam ao projeto eles ganham maturidade e aprendem na prática o real significado da profissão que escolheram”, diz o presidente.
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