Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/11/2005
Estão abertas as inscrições para a XII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja

Referência no setor automotivo, a competição acontece entre os dias 30 de março e 2 abril de 2006, em Piracicaba, São Paulo.

Estudantes de graduação em Engenharia de todo o País já podem inscrever seus projetos na XII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, que acontece entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2006, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano), em Piracicaba, São Paulo. Referência para a indústria automotiva nacional, a competição desafia os futuros engenheiros a projetarem e construírem um veículo fora-de-estrada (SAE Mini Baja), de acordo com as regras estabelecidas pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). As equipes, que devem ser formadas por no máximo 20 estudantes e um professor orientador, têm até o dia 19 de dezembro para efetuarem suas inscrições por meio do site www.saebrasil.org.br.

Desta vez será permitida a inscrição de duas equipes por faculdade. Podem participar estudantes de graduação em Engenharia, maiores de 18 anos, nas áreas de Física, Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalurgia, Eletroeletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Aeronáutica, Materiais e Agronômica.

A XII Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja inicia com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos, que devem ser postados até o dia 27 de janeiro de 2006, período em que muitos carros ainda estão em construção dentro das faculdades.

Em Piracicaba, os carros enfrentarão provas estáticas (produção em massa, integridade, qualidade de execução, manutenção, conformidade do projeto e originalidade) e dinâmicas (tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima, subida de rampa e enduro de quatro horas). As duas equipes que atingirem mais pontos na classificação geral das provas irão representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, promovida pela SAE International, ainda em 2006.

Neste ano, a 11ª edição da SAE Mini Baja reuniu 68 veículos construídos por estudantes de 45 instituições de 11 Estados brasileiros, além de Brasília, Estados Unidos e Argentina. A campeã foi a equipe FEIBaja2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo (SP), que somou 852,59 pontos na classificação final, seguida da vice EESC Tornado, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com 843,46 pontos, e da equipe Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, que conquistou o terceiro lugar com 807,83 pontos.
Criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o projeto SAE Mini Baja é uma iniciativa da SAE International (www.sae.org), que realizou sua primeira competição em 1976. No Brasil, o evento existe deste 1995 e é considerado pela indústria como o maior laboratório de formação complementar da engenharia automotiva do Brasil.

COMPETIÇÃO – Os SAE Mini Baja, como são denominados os carros, são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos estudantes que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.

De acordo com Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Projeto SAE Mini Baja é um importante passo para o aprimoramento da formação dos futuros engenheiros que em breve estarão nas principais empresas do setor automotivo. “O Projeto Mini Baja proporciona aos estudantes uma experiência singular, com os principais desafios que eles encontrarão ao ingressar na vida profissional”, afirma Gábor Deák. “Durante os meses, e até anos, em que se dedicam ao projeto eles ganham maturidade e aprendem na prática o real significado da profissão que escolheram”, diz o presidente.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Carina Mazarotto – carina@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435.0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308