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 Release
07/02/2006
Competição de Mini Baja reunirá 68 equipes, em março

A 12ª edição da Competição SAE BRASIL de Mini Baja acontece entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, SP. Serão mais de 600 estudantes de Engenharia de 13 Estados, além do Distrito Federal.

Após projetarem e construírem carros off-road, conhecidos como SAE Mini Baja, futuros engenheiros de 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, acertam os últimos detalhes dos veículos para disputar a 12ª Competição SAE BRASIL de Mini Baja, entre os dias 30 de março e 2 de abril, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, interior de São Paulo. As duas escolas que alcançarem a maior pontuação na classificação geral das provas ganham o direito de representar o País na SAE Midwest Mini Baja, a ser promovida em maio deste ano pela SAE International, onde o Brasil é bicampeão.

Ao todo, 68 equipes de 51 universidades estão na disputa. Para aumentar a competitividade, o regulamento deste ano permitiu a inscrição de, no máximo, duas equipes por faculdade. O Estado de São Paulo lidera o ranking com 21 equipes inscritas, seguido de Minas Gerais, com 10, Rio Grande do Sul, com 8, Rio de Janeiro, com 7, e Santa Catarina, com 6. Pernambuco será representado por 4 equipes, e o Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal por 2 equipes cada. Já os Estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba inscreveram uma equipe cada.

Durante os quatro dias de competição, os carros são submetidos a provas estáticas – são avaliados itens como visual, conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, conformidade do projeto e originalidade – e dinâmicas - tração, manobrabilidade, aceleração, frenagem, velocidade máxima, subida de rampa e um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada.

A competição, realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), estimula o trabalho em equipe e vivência, na prática, das lições aprendidas na universidade. “É um grande laboratório de talentos para a indústria”, afirma o diretor da Competição SAE BRASIL de Mini Baja, Massami Murakami.

COMPETIÇÃO – Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.

A competição inicia com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos em 27 de janeiro de 2006, período em que muitos veículos ainda estão em construção dentro das faculdades, e encerra com a realização de provas estáticas e dinâmicas. As equipes são formadas por, no máximo, 20 estudantes e um professor orientador. É permitida a participação de até duas equipes por faculdade.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca a Competição SAE BRASIL de Mini Baja como a principal competição nacional de veículos motorizados projetados e construídos por estudantes universitários. Segundo Deák, a competição revela os novos talentos que no futuro serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade. “Os projetos de Mini Baja são completos e com eles os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e também humanas, pois o sucesso depende muito do trabalho em equipe”, afirma.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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