Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/02/2017
Pioneirismo na área de probióticos


Por *Eishin Shimada *

A Yakult chegou ao Brasil em 1968, onde instalou sua primeira fábrica fora da Ásia com o objetivo de oferecer à população um alimento que melhorasse a qualidade da microbiota intestinal e, consequentemente, a saúde. Na época, o Brasil tinha uma infraestrutura sanitária precária – assim como ocorria com o Japão na década de 1930, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado Yakult. Com isso, eram muito comuns os casos de infecção intestinal, principalmente na infância, com a ocorrência de óbitos que precisavam ser evitados.

O doutor Minoru Shirota, que sempre acreditou na medicina preventiva e na longevidade por meio de um intestino saudável, desenvolveu o Leite Fermentado Yakult em 1935, após anos de pesquisas. O jovem pesquisador selecionou uma cepa nativa do intestino humano – o Lactobacillus casei –, altamente resistente à acidez do estômago e capaz de chegar viva ao intestino, onde promove o equilíbrio da microbiota. Esta cepa foi denominada Lactobacillus casei Shirota e é a base dos alimentos fermentados produzidos pela Yakult em todo o mundo.

O fundador da Yakult também queria que o alimento tivesse preço acessível e chegasse aos pontos mais remotos. Por isso, criou um sistema de vendas porta a porta que se mantém até hoje por meio de nossas comerciantes autônomas, que chamamos carinhosamente de Yakult Ladies. Hoje, são mais de 80 mil no mundo e, no Brasil, há um universo de aproximadamente 5 mil, que atendem milhares de clientes, todos os dias, e significam uma importante força de vendas para a empresa.

Primeiro alimento com microrganismos capazes de chegar vivos ao intestino e, consequentemente, promover uma atividade intestinal mais saudável, o Leite Fermentado Yakult foi um dos alimentos mais consumidos da história da humanidade no século 20. Devido à sua longevidade e qualidade, o produto tornou-se sinônimo de alimento probiótico em todo o planeta. Atualmente, 35 milhões de frascos são consumidos diariamente nos 33 países em que a Yakult está presente – no Brasil são aproximadamente 2 milhões de frascos por dia –, o que nos enche de orgulho e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade.

O que nosso fundador já preconizava 82 anos atrás tem sido demonstrado por meio de um incontável número de pesquisas, desenvolvidas em vários países – incluindo o Brasil. São inúmeros os estudos que já comprovaram a importância dos microrganismos probióticos para a saúde do intestino e consequente equilíbrio do organismo humano, com influência na prevenção de doenças intestinais e autoimunes, câncer, diabetes, doenças metabólicas, alergias, estresse e, mais recentemente, até mesmo nas doenças mentais.

A maior parte desses estudos é desenvolvida no Instituto Central Yakult, criado pelo doutor Minoru Shirota em 1955 em Kyoto, no Japão. Transferido para Tóquio em 1967, o Instituto foi totalmente reestruturado nos últimos dois anos para permitir a expansão das áreas de estudos e ampliar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Hoje, 82 anos depois do lançamento do Leite Fermentado Yakult, a empresa continua empenhada no desenvolvimento de alimentos que beneficiem a saúde de pessoas de todas as idades.

A filial brasileira, oitava mais importante da corporação em nível global em 2016, segue firme no propósito de continuar oferecendo aos consumidores produtos que ajudem a manter uma vida cada vez mais saudável. Nos últimos anos, fizemos muitos investimentos em nosso Complexo Fabril localizado em Lorena, no interior de São Paulo, onde temos uma das mais modernas fábricas da empresa no mundo, única a produzir todo o portfólio em um único site.

Esses investimentos nos permitiram atender alguns desejos de parte de nossos consumidores, cujo perfil de consumo mudou nas últimas décadas, o que culminou com o lançamento de dois alimentos com menos calorias: a sobremesa láctea fermentada Sofyl Baunilha Light e o leite fermentado Yakult 40 light. Próximo de completar 50 anos de Brasil, somos a marca preferida de milhões de consumidores e queremos manter essa relação de confiança que passa de geração em geração. No Brasil, assim como em cada um dos países onde atuamos, seguimos cruzando as fronteiras da Ciência da Vida com passos firmes em direção ao futuro.

* *Eishin Shimada é o presidente da Yakult do Brasil. A trajetória do executivo na Yakult começou em 1973, na Yakult Honsha – matriz da empresa sediada em Tóquio – onde ingressou aos 22 anos de idade na área de Marketing, recém-formado em Administração de Empresas. Em 2003, assumiu a Diretoria de Vendas no Brasil e, em 2010, tornou-se vice-presidente da filial brasileira. Em maio de 2014, foi eleito presidente da Yakult do Brasil.

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Site:

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308